Como retomar a rotina após as férias

Views:3138

retornar a rotinaFlat

Algumas dicas para fazer sua equipe voltar ao ritmo de trabalho

As férias acabaram, mas o pessoal continua em ritmo de Carnaval? Não se preocupe! Algumas coisas podem ser feitas para agilizar a volta ao trabalho e eliminar a sensação de que as férias não deveriam ter acabado. Confira. 

Entenda as pessoas

Após um período de férias ou feriados prolongados, é comum que os gestores queiram "recuperar o tempo perdido" e exijam mais de suas equipes. Esse pensamento comum é, no entanto, muito perigoso. Em primeiro lugar, vale lembrar que o descanso não pode ser visto como algo negativo. Ele não só é necessário como benéfico para o bom desempenho dos profissionais. Além disso, mudanças na rotina precisam de um tempo para serem assimiladas. Não se trata de "fazer corpo mole". Mesmo o profissional mais apaixonado por seu trabalho, pode ter dificuldade ou demorar mais para executar uma tarefa comum nos primeiros dias de volta ao batente. Entenda a necessidade desse tempo de adaptação e certamente terá uma equipe mais engajada e disposta a "compensar" sua performance na semana seguinte. Se possível, neste começo, sugira um ritmo mais ágil no meio da semana e proponha uma jornada um pouquinho mais curta na sexta-feira. E horas extras nesta semana só em último caso. 

Repasse o macro, mas foque no micro

Aproveite a energia recarregada do pessoal, mas não deixe que a mudança de ambiente represente um choque. Repasse planejamentos e metas gerais rapidamente, com um discurso positivo que motive os profissionais. Na hora de organizar as tarefas, porém, ajude-os a concretizar listas simples de curto prazo. Se o organograma sofreu mudanças recentes, considere também reforçar qual o papel de cada um na equipe. 

Comunique de forma direta

Estudos indicam que, embora muitas vezes imprescindíveis, reuniões e e-mails são os principais inimigos da produtividade no ambiente de trabalho. Após dias fora da empresa, as caixas de entrada tendem a estar ainda mais cheias que o habitual e muitos gestores se veem tentados a convocar longas reuniões de alinhamento. Antes de tomar estas decisões, pare e pense se são mesmo necessárias. É claro que garantir o fluxo das informações é importante, mas evite desafogar a sua ansiedade disparando dezenas de e-mails para sua equipe.

 

 Veja também:

 

 

 

Crie momentos para socializar

Os funcionários não deveriam falar sobre os momentos memoráveis das férias ou do Carnaval no trabalho? Bem, na verdade, além de inevitável, compartilhar as experiências vividas fora da empresa com os companheiros de trabalho pode ajudar o retorno a ser mais prazeroso. Por isso, em lugar de reprimir os bate-papos, estabelecer um momento ideal para que eles aconteçam pode ser mais interessante. Que tal oferecer um café da manhã na empresa, propor um almoço mais longo em um local agradável ou sugerir uma happy hour?

Anuncie eventos já planejados

Sabe aquele café da manhã na empresa ou o day off de aniversário? Ou ainda datas que serão celebradas pela equipe durante o ano? Aproveite essa semana para anunciar os eventos internos. Ter em vista quando será a próxima parada pode motivar os funcionários a entrarem logo no clima de trabalho, dando o máximo de si. Exceto, claro, quando o próximo evento estiver muito distante.  

 

E você? Tem alguma dica de como fazer sua equipe retomar a rotina após as férias? Compartilhe suas ideias nos comentários.

 

 

 Veja mais:

 

 

 imagem: Photl.com 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook