As férias acabaram, mas o pessoal continua em ritmo de Carnaval? Não se preocupe! Algumas coisas podem ser feitas para agilizar a volta ao trabalho e eliminar a sensação de que as férias não deveriam ter acabado. Confira.
Entenda as pessoas
Após um período de férias ou feriados prolongados, é comum que os gestores queiram "recuperar o tempo perdido" e exijam mais de suas equipes. Esse pensamento comum é, no entanto, muito perigoso. Em primeiro lugar, vale lembrar que o descanso não pode ser visto como algo negativo. Ele não só é necessário como benéfico para o bom desempenho dos profissionais. Além disso, mudanças na rotina precisam de um tempo para serem assimiladas. Não se trata de "fazer corpo mole". Mesmo o profissional mais apaixonado por seu trabalho, pode ter dificuldade ou demorar mais para executar uma tarefa comum nos primeiros dias de volta ao batente. Entenda a necessidade desse tempo de adaptação e certamente terá uma equipe mais engajada e disposta a "compensar" sua performance na semana seguinte. Se possível, neste começo, sugira um ritmo mais ágil no meio da semana e proponha uma jornada um pouquinho mais curta na sexta-feira. E horas extras nesta semana só em último caso.
Repasse o macro, mas foque no micro
Aproveite a energia recarregada do pessoal, mas não deixe que a mudança de ambiente represente um choque. Repasse planejamentos e metas gerais rapidamente, com um discurso positivo que motive os profissionais. Na hora de organizar as tarefas, porém, ajude-os a concretizar listas simples de curto prazo. Se o organograma sofreu mudanças recentes, considere também reforçar qual o papel de cada um na equipe.
Comunique de forma direta
Estudos indicam que, embora muitas vezes imprescindíveis, reuniões e e-mails são os principais inimigos da produtividade no ambiente de trabalho. Após dias fora da empresa, as caixas de entrada tendem a estar ainda mais cheias que o habitual e muitos gestores se veem tentados a convocar longas reuniões de alinhamento. Antes de tomar estas decisões, pare e pense se são mesmo necessárias. É claro que garantir o fluxo das informações é importante, mas evite desafogar a sua ansiedade disparando dezenas de e-mails para sua equipe.
Veja também:
Crie momentos para socializar
Os funcionários não deveriam falar sobre os momentos memoráveis das férias ou do Carnaval no trabalho? Bem, na verdade, além de inevitável, compartilhar as experiências vividas fora da empresa com os companheiros de trabalho pode ajudar o retorno a ser mais prazeroso. Por isso, em lugar de reprimir os bate-papos, estabelecer um momento ideal para que eles aconteçam pode ser mais interessante. Que tal oferecer um café da manhã na empresa, propor um almoço mais longo em um local agradável ou sugerir uma happy hour?
Anuncie eventos já planejados
Sabe aquele café da manhã na empresa ou o day off de aniversário? Ou ainda datas que serão celebradas pela equipe durante o ano? Aproveite essa semana para anunciar os eventos internos. Ter em vista quando será a próxima parada pode motivar os funcionários a entrarem logo no clima de trabalho, dando o máximo de si. Exceto, claro, quando o próximo evento estiver muito distante.
E você? Tem alguma dica de como fazer sua equipe retomar a rotina após as férias? Compartilhe suas ideias nos comentários.
Veja mais:
imagem: Photl.com