5 formas de valorizar o senso de responsabilidade

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Senso de responsabilidade dos colaboradores é fundamental para o suceso da empresa

Um dos aspectos que tornam uma empresa bem sucedida é o senso de responsabilidade dos colaboradores em relação ao negócio do qual fazem parte. Quanto mais conscientes de seu papel, de suas obrigações e do impacto de suas ações nas tarefas dos colegas e nos objetivos da empresa, melhores resultados para todos.

 

Por isso, é importante incluir na cultura da empresa a questão da responsabilidade. Abaixo, 5 dicas para ajudar gestores a fazer com que isso aconteça.

 

1) Engaje as pessoas

Quando um colaborador faz o que ama, automaticamente assume a responsabilidade por suas

ações. A razão é bastante simples: o sentimento de orgulho. Um grupo de pessoas será mais engajado se o seu trabalho estiver alinhado com aquilo que preza. Por isso, é essencial conhecer seus colaboradores e identificar eventuais conflitos entre seus valores pessoais e suas tarefas dentro da empresa. Como sabemos, escolher a pessoa certa para a posição vai além da análise de suas qualificações técnicas.

 

2) Deixe os funcionários tomarem decisões

Se um único gestor precisa aprovar cada decisão tomada dentro do negócio, então algo está muito errado. O ideal é oferecer a profissionais de diferentes níveis hierárquicos o poder de responder em nome da empresa. No entanto, é importante manter os objetivos da empresa muito claros e ter certeza de que essas pessoas foram, de fato, preparadas para exercer esse papel com qualidade.

 

3) Recompense quem der a cara a bater

Ser responsável no trabalho deve ser um requisito básico, não um diferencial. No entanto, alguns funcionários instintivamente assumem responsabilidades além das esperadas. Reconhecer suas iniciativas motiva essas pessoas a seguirem agindo desta forma, além de fortalecer a ideia da responsabilidade como algo desejado e necessário.

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Com o tempo, você vai capacitar sua organização para ser um lugar onde até mesmo as tarefas mais básicas não são apenas atendidas, mas superadas.

 

4) Desenvolva o senso de propriedade

Dar aos trabalhadores a oportunidade de experimentar todos os aspectos de um produto ou serviço é uma ótima maneira de alimentar seu senso de responsabilidade. Quando alguém está diretamente envolvido em mais do que apenas uma pequena parte do processo todo, esta pessoa amplia sua percepção de propriedade sobre a organização, o que o estimula a trabalhar mais e melhor.

 

5) Envolva o funcionário na busca por soluções

Quando algo dá errado deixar que os próprios funcionários encontrem uma solução para o problema é uma ótima alternativa para criar um senso de responsabilidade. Os gestores não podem esquecer, porém, de definir algumas normas que servirão como ponto de partida para dar início a esse processo, o que facilita o fluxo das resoluções. Além disso, devem saber a quem delegar este poder de decisão e, feito isso, dar liberdade aos colaboradores na busca pelas melhores alternativas para resolver o problema.

 

E aí? Tem alguma curiosidade para contar sobre como uma empresa pode ter funcionários mais responsáveis? Deixe seu recado nos comentários!

 

 

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