Treinamento remoto: investimento que vale a pena

Views:2655

É possivel realizar treinamento mesmo à distância

Você certamente sabe que, com a tecnologia disponível atualmente, é plausível gerenciar equipes virtuais, não é? Porém, nem todas as empresas sabem que também é possível realizar outra importante tarefa à distância: o treinamento desses colaboradores.

Indo mais a fundo neste assunto, percebemos que, para além de questões referentes a custos, esse modelo oferece algumas vantagens significativas em relação ao tradicional. O principal deles, claro, é a mobilidade, já que os alunos podem participar dos treinamentos usando seus próprios aparelhos em casa, ou a partir de qualquer outro lugar onde estejam.

Outro diferencial é a possibilidade de os próprios alunos estabelecerem os horários que julgarem mais convenientes para realizarem os treinamentos, uma vez que, com acesso remoto aos conteúdos, têm tudo em mãos a qualquer momento.

 

Aposte em recursos estáveis e de qualidade

Vale salientar, porém, que, para oferecer treinamento à distância, as empresas precisam saber exatamente o que estão fazendo e quais ferramentas utilizar. Buscar uma linguagem dinâmica, contemplando os temas de forma a não perder a atenção do usuário, é um fator primordial. Outro ponto sensível é o de se assegurar que todos tenham acesso aos conteúdos através de seus aparelhos. Incompatibilidades podem acontecer, por isso, o ideal é se prevenir.

Para minimizar também problemas como a falta de atenção dos colaboradores, o ideal para as empresas é acompanhar o processo o mais de perto possível, interagindo individualmente com cada pessoa. Para fazer isso de forma mais eficiente, o ideal é limitar um treinamento remoto a até 10 participantes, assim cada um dos envolvidos poderá ter a atenção necessária.

 

Engaje os usuários

A sessão de treinamento deve ser longa o suficiente para valer a pena, mas não tanto a ponto de se tornar inconveniente. Afinal, é preciso engajar o colaborador, ou os resultados alcançados não serão os desejados.

Uma maneira de manter as coisas mais interessantes é usar e abusar de recursos visuais para prender a atenção dos usuários. Outra maneira é oferecer algum tipo de interatividade, salpicando os colaboradores com perguntas. Criar histórias fictícias que sirvam como fio condutor também é uma boa ideia. É possível melhorar a retenção da aprendizagem com uma história que evoca uma resposta emocional. Humor também pode ajudar, mas requer um uso mais cuidadoso.

Realizado o processo, preocupe-se em fazer com que os colaboradores possam colocar em prática o quanto antes os ensinamentos adquiridos remotamente. Crie métodos para reforçar a importância da realização do treinamento e valorize as demonstrações mais claras de que o conteúdo foi absorvido e posto em prática. Organize eventos onde eles possam falar sobre as suas experiências e como elas afetaram o seu dia-a-dia como membro da empresa.

 

O treinamento remoto promete adicionar flexibilidade para programas de treinamento, mas fazê-lo de forma eficaz, como se vê, requer alguns cuidados. E você? Tem alguma experiência do tipo para compartilhar? Deixe o seu comentário logo abaixo!

 

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook