4 sugestões para o bem-estar dos colaboradores

Views:15499

Cuide do bem-estar dos colaboradores!

Um funcionário doente, ou que se sinta desconfortável no ambiente de trabalho, jamais trará bons resultados. Embora pareça uma constatação óbvia, não é incomum que alguns negócios cometam erros graves na hora de cuidar do bem-estar de seus colaboradores.

 

Nem todo o tipo de assistência (ou assistencialismo), claro, é uma obrigação das empresas, mas promover uma cultura que atenda ao máximo as necessidades dos membros das equipes e apoie o estímulo à saúde e à construção de relações positivas entre todos é sempre muito bem-vinda.

 

Não por acaso, a prática de ações que valorizem o bem-estar no ambiente de trabalho está diretamente ligada ao aumento da produtividade, e há várias decisões que você pode tomar para mostrar a seus empregados o quanto você os respeita, acima de tudo, como seres humanos. Por isso, separamos aqui 4 sugestões para ajudá-lo a pensar neste assunto.

 

1. Eduque e encoraje hábitos saudáveis

A empresa está disposta a fazer algumas alterações físicas em suas instalações? Então porque não investir em um estacionamento de bicicletas, ou fornecer um vestiário para pessoas que desejam ir pedalando para o trabalho, ou mesmo usar parte do horário de almoço para praticar alguns exercícios?

 

Caso não dê para bancar mudanças estruturais, uma boa ideia é buscar parcerias e descontos com outros empreendimentos próximos, como academias e restaurantes que forneçam um tipo de alimentação melhor.

 

Em meio a tudo isso, procure educar seus colaboradores a terem hábitos mais saudáveis. Para isso, é possível organizar palestras com orientações nutricionais, ou convidar um profissional para visitar o ambiente de trabalho e realizar atendimentos individualizados.

 

2. Controle os níveis de estresse

Como se sabe, o estresse é um dos grandes males da nossa época. Uma boa maneira de combater este problema é evitando práticas que levem a um controle excessivo sobre a execução das tarefas por parte dos colaboradores.

 

Quanto mais as pessoas têm poder de decisão sobre o seu próprio trabalho, maior tende a ser sua satisfação, o que ajuda a reduzir consideravelmente o nível de estresse. Para facilitar o sucesso desta iniciativa, procure oferecer aos funcionários todos os treinamentos e informações que necessitam para tomar as melhores decisões.

 

Além disso, as pessoas querem se sentir parte de algo grande, e querem sentir que contribuem de forma significativa para isso. Ao sentirem-se dessa forma, não apenas tornam-se mais dispostos a encarar possíveis desafios, mas também se mostram mais dispostos a suportar a qualquer tipo de pressão causada por suas demandas.

 

3. Implemente rotinas flexíveis

Ajudar os colaboradores a lidarem com o balanço entre as vidas profissional e pessoal é um grande desafio, mas cada vez mais tem se tornado um hábito das empresas. Afinal, nada deve impedir as pessoas de terem sucesso no trabalho e, ao mesmo tempo, terem a chance de atender suas necessidades íntimas, tais como obrigações familiares, ou ter um tempo para estudar através de uma especialização, mestrado, doutorado etc.

 

Muitas vezes essa flexibilidade significa não apenas ter horários de trabalho menos rigorosos, mas dar às pessoas a chance de trabalharem a partir de outros locais que estimulem sua criatividade e interesse pela realização das tarefas, seja em home office, em um espaço de coworking ou até uma boa cafeteria.

 

4. Ofereça espaço para relações pessoais

Ter um local de trabalho onde colegas de um mesmo time, ou equipes diferentes, possam interagir com tranquilidade é muito importante, e tem sido uma prática cada vez mais comum dentro das empresas, sendo a área de tecnologia e empresas como Google e Facebook grandes destaques neste tipo de iniciativa..

 

Incentivar a parceria e as relações de cumplicidade entre as pessoas também auxilia a manter o ambiente mais leve, com uma carga emocional mais gerenciável, o que, claro, favorece a disposição de todos para dar cabo de suas demandas profissionais.


E você? Como a sua empresa se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores? Compartilhe conosco a sua experiência!

 

 

 

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook