Talento se faz (e mantém) em casa

Views:2344

Você precisa desenvolver uma equipe vencedora

Ter colaboradores melhores significa oferecer produtos, serviços e/ousoluções melhores. O gerenciamento de recursos humanos possui algumas regras de ouro, e uma delas é, para além de sabercomo captar, encontrar fórmulas para manter os melhores profissionais dentro da empresa.

Não se trata, obviamente, de manter absolutamente todos os profissionais fazendo parte do negócio, mas saber exatamente quais são os mais estratégicos, valiosos e capazes. Logo, é preciso desenvolver métodos eficazes para avaliar e filtrar estes valores, para que seu investimento não seja em vão.

De qualquer maneira, deixar escapar um profissional acima da média para a concorrência, ou mesmo empresas de outros setores, pode revelar falhas na aplicação de métodos que auxiliem os talentos a permanecerem no seu negócio. Para ajudá-lo a resolver esse problema, listamos aqui algumas dicas importantes sobre como lidar com este tipo de situação.

 

 

Pense bem sua política salarial

 

Uma boa política salarial, que seja transparente e voltada a valorização dos profissionais com os melhores resultados, é um ótimo ponto de partida para o processo de manutenção de talentos. A valorização salarial oferece a confiança necessária para a manutenção da qualidade da entrega, além de dar ao colaborador a tranquilidade necessária para executar suas tarefas, pois sente estar no caminho certo, em constante evolução..

 

Crie um ambiente de trabalho positivo

É bastante óbvio, mas é sempre bom lembrar. Um ambiente de trabalho que atenda as necessidades básicas é o ponto de partida fundamental para qualquer negócio que queira manter bons profissionais em seus quadros. Sem umaboa produção no backstage, os principais atores podem abandonar sua peça, e você não vai querer que isto aconteça por motivos tão básicos.

 

Gerencie expectativas, conheça o colaborador e ajude-o a crescer

Um dos grandes fatores que motivam os colaboradores a buscarem novos ares é a incerteza sobre quais são, de fato, as funções que devem exercer ao ocuparem seus cargos. Surpreendê-los diariamente com novas tarefas não é uma boa ideia, pelo contrário, é preciso criar uma rotina mínima de atividades que confiram a elea segurança de estar executando exatamente aquilo para que foi contratado e, evidentemente, está qualificado para fazer.

 

Cabe às chefias conhecer bem os membros da sua equipe e, sempre que possível, dar mostrar de que seus esforços estão sendo percebidos e serãorecompensados. Esse feedback é essencial para alimentar as perspectivas sobre o futuro de um colaborador dentro da empresa, motivando-o a permanecer e dar o seu melhor para permanecer sob os olhos de seus superiores.

 

Tenha um bom endomarketing e compartilhe suas estratégias de negócio

Propagandear sua empresa entre seus próprios colaboradores é uma poderosa arma de integração. Isso estreitará relações e ampliará a identificação dos colaboradores com as crenças e conquistas da empresa. Uma boa maneira de fazer isso é mantendo as redes sociais do seu negócio sempre atualizadas, e o nome da empresa em dia entre influenciadores, ambos fatos que, mesmo indiretamente, irão conversar com seus colaboradores.

 

Além disso, oferecer aos seus melhores talentos a chance de participar do processo de planejamento estratégico de algumas áreas da corporação pode servir como uma grande fonte de engajamento. Ao fazer isso, além deempoderar este funcionário, você o estará valorizando por suas qualidades, esforço e dedicação, um aspecto infalível quando se trata de deixar este profissional mais a vontade no seu cargo e disposto a oferecer ainda mais do seu suor.

 

E aí? Conhece algum método infalível para motivar e manter talentos em uma empresa? Então aproveita para compartilhar com a gente nos comentários!

 

 

  

 

Imagem: Photl.com 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook