Sorria: você está no trabalho!

Views:7836

3 dicas para um ambiente de trabalho positivo

Sem um ambiente positivo, não há produtividade que resista. Para manter um bom astral entre a equipe de trabalho, as empresas não podem depender apenas da boa vontade de seus colaboradores: é preciso que elas próprias absorvam parte desta responsabilidade para si, entregando ferramentas e adotando práticas que favoreçam este tipo de atitude desde o processo seletivo, passando pelas formas de avaliação das equipes, até chegar a entrega final de cada profissional envolvido.

 

Não sabe como fazer isso? Então relaxe, pois temos três dicas definitivas para ajuda-lo a gerir escritórios pensados não apenas para serem um mero local onde tarefas são executadas sem grande envolvimento emocional, mas, isto sim, um espaço em que mágina possa acontecer com um sorriso no rosto e doses diárias de bom humor.

 

1. Fomente o direito sagrado ao elogio

 

Empresas que não valorizam seus funcionários muitas vezes costumam pecar ao não praticar algo muito simples: falar positivamente sobre uma entrega bem executada. Palavrinhas curtas e simples como “muito obrigado”, “parabéns” e “bom trabalho” não existem para serem evitadas a todo custo. Dar às pessoas a alegria de saber que cumpriram bem o papel pelo qual são pagas aumenta a relação entre elas e seus empregadores. Nunca esqueça: times satisfeitos são mais relaxados, criativos e produzem melhores resultados.

 

2. Promova um ambiente colaborativo e de parceria

 

Você certamente já ouviu falar que gentileza gera gentileza. Pois o mesmo acontece através com práticas essencialmente positivas: quanto mais elas ocorrem, mais positiva é a convivência entre as pessoas. Por isso, empresas devem sempre incentivar que seus membros sejam solícitos e ofereçam ajuda a seus colegas no cumprimento de suas tarefas. Atitudes assim favorecem o surgimento de relações mais profundas, orgânicas e harmônicas entre todos.

 

3. Valorize o potencial dos seus colaboradores

 

Focar nos potenciais dos colaboradores para usá-los a favor do crescimento pessoal e profissional de cada um deles é uma grande forma de manter a atitude positiva em uma equipe. Isto fará com que as pessoas se sintam valorizadas pelo que de melhor podem oferecer. A recompensa virá em produtividade e na manutenção de talentos, melhorando a qualidade do produto ou serviço oferecido ao público.

 

E aí? Acha que o seu negócio estimula um ambiente de trabalho positivo? Tem alguma prática que gostaria de compartilhar? Então deixe o seu comentário logo abaixo!

  

 

Imagem: Photl.com 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook