5 dicas para equipes campeãs

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Construindo uma equipe campeã

 

Times vencedores formam empresas melhores. Discorda? Então pense: quantas vezes você já ouviu de pessoas bem sucedidas que “sozinhos não chegariam a lugar algum”? Pois bem, embora seja um grande clichê em qualquer discurso, esta condição é, acima de tudo, a mais absoluta verdade.

 

Colaboradores, você sabe, são fundamentais em qualquer negócio, principalmente quando são bem selecionados, recebem bons treinamentos, são avaliados de forma correta e valorizados por cumprirem bem o seu papel. Porém, para ter uma equipe verdadeiramente campeã, ainda é preciso dar um pouco mais. Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas sobre como manter em dia um grupo de profissionais de alto calibre.

 

1. Compartilhe ambições, expectativas e objetivos

Boas equipes não são formadas por seres individualistas. A união e o processo colaborativo entre os membros do time são elementos decisivos na hora de apontar um norte a ser seguido. Para conseguir isso, é preciso fazer com que todas as pessoas compartilhem as mesmas ambições e expectativas, absorvam a crença da empresa como se fossem suas próprias e sejam capazes de focar em uma meta em comum.

 

2. Abuse da criatividade

Lembre-se: a criatividade é a força motriz da inovação. Uma equipe jamais será poderosa o bastante se não souber como aplicar todo o seu potencial criativo na busca por soluções ou na melhor forma de executar seus processos rotineiros. Como gestor, é sua responsabilidade buscar métodos e implementar métodos que estimulem isso.

 

3. Faça debates com a sua equipe

Sempre que possível, coloque as cartas na mesa e discuta com seus colaboradores sobre novos projetos e outros fatos importantes da empresa. Isto funcionará muito bem para estabelecer laços de confiança cada vez mais fortes, além de aumentar o envolvimento de todos com a importância se alcançar os melhores resultados possíveis.

 

4. Seja compreensivo e explore a diversidade

Quando juntamos muitas pessoas em um mesmo ambiente, é normal que algumas pensem um pouco diferente de outras. Por isso, evite julgamentos apressados ou rótulos que possam transformar isto em um problema de relacionamento entre você e os membros da equipe, ou mesmo entre eles próprios. Ao invés de rechaçar uma opinião, procure absorvê-la e trabalhe duro para tirar o máximo de proveito de todos os pontos de vista oferecidos pelos seus colaboradores. Fazer uso da diversidade de sugestões e propostas colhidas da sua equipe é um grande trunfo dos bons gestores.

 

5. Todos vencem juntos

As conquistas de um grupo sempre devem ser celebradas de forma coletiva. Nunca perca a oportunidade de oferecer ao seu time algum tipo de retribuição pelo sucesso alcançado graças aos seus esforços conjuntos.

 

Já trabalhou em alguma equipe especial, que fez com que você se sentisse orgulhoso? Então conte para a gente nos comentários abaixo!

 

 

 

Imagem: Photl.com 

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