É fato: um negócio incapaz de inovar corre grande risco de insucesso. E, por inovar, pense não apenas no produto (ou serviço) final da empresa, mas também em seus processos organizacionais e no relacionamento com os colaboradores.
Porém, a possibilidade de inovar não é algo que surge ao acaso, pelo contrário, deve ser estimulada, e, embora existam outros fatores envolvidos neste processo, o mais importante deles é, sem dúvida, a criatividade. Por sorte, ao contrário do que muitos pensam, todos somos capazes de explorar nosso potencial criativo. Não se trata de um poder restrito a poucas pessoas, mas de uma capacidade humana que, por vezes, pode estar represada em algum canto de nossas mentes, mas, acredite, ela está lá.
Portanto, é essencial que as empresas pensem em como criar um ambiente capaz de explorar e valorizar a criatividade de seus funcionários e, na ponta final, transformar novas ideias em soluções. Abaixo preparamos uma lista com algumas dicas para o seu negócio fazer isso e, quem sabe, colher os primeiros frutos logo ali:
1. Quebre algumas regras
Tudo bem, sabemos que nem todas as regras devem ser quebradas, mas o excesso de regulamentações prejudica o processo criativo. Solte algumas amarras e deixa as pessoas livres para pensar melhor sobre como estão lidando com a sua rotina de trabalho.
2. Seja o mais visual possível
Estímulos gráficos são muito importantes. Juntar a equipe para fazer uma análise visual sobre dados e outras informações de interesse coletivo amplia consideravelmente a possibilidade de novas sínteses.
3. Vá para a rua
Fugir da clausura do escritório é uma boa maneira de buscar novas referências, sejam elas visuais ou comportamentais. Pequenas experiências do dia a dia são uma grande fonte de ideias criativas, por isso, procure estimular convites para que sua equipe saia mais para a rua.
4. Transforme colaboradores em professores
Criar formas para que um colaborador transmita seus conhecimentos a colegas de outras áreas é uma ótima maneira de estimular a criatividade entre eles, além de ampliar a relação de parceria entre as equipes.
5. Foque na raiz dos problemas
Muitas vezes a criatividade pode aflorar quando o ponto de partida é a raiz de um problema, e não seus sintomas. Logo, motive sua equipe a pensar partir do que está abaixo da água, deixando a ponta do iceberg somente para mais adiante.
E você? De que maneira procura estimular a criatividade das suas equipes? Conhece alguma técnica que gostaria de compartilhar? Deixe seu relato nos comentários abaixo!
Imagem: Photl.com