Semeie criatividade, colha inovação

Views:2980

criatividade_inovacao.jpg

Seja mais criativo em seu trabalho!

É fato: um negócio incapaz de inovar corre grande risco de insucesso. E, por inovar, pense não apenas no produto (ou serviço) final da empresa, mas também em seus processos organizacionais e no relacionamento com os colaboradores. 

 

Porém, a possibilidade de inovar não é algo que surge ao acaso, pelo contrário, deve ser estimulada, e, embora existam outros fatores envolvidos neste processo, o mais importante deles é, sem dúvida, a criatividade. Por sorte, ao contrário do que muitos pensam, todos somos capazes de explorar nosso potencial criativo. Não se trata de um poder restrito a poucas pessoas, mas de uma capacidade humana que, por vezes, pode estar represada em algum canto de nossas mentes, mas, acredite, ela está lá.

 

Portanto, é essencial que as empresas pensem em como criar um ambiente capaz de explorar e valorizar a criatividade de seus funcionários e, na ponta final, transformar novas ideias em soluções. Abaixo preparamos uma lista com algumas dicas para o seu negócio fazer isso e, quem sabe, colher os primeiros frutos logo ali:

 

1. Quebre algumas regras

Tudo bem, sabemos que nem todas as regras devem ser quebradas, mas o excesso de regulamentações prejudica o processo criativo. Solte algumas amarras e deixa as pessoas livres para pensar melhor sobre como estão lidando com a sua rotina de trabalho.

 

2. Seja o mais visual possível

Estímulos gráficos são muito importantes. Juntar a equipe para fazer uma análise visual sobre dados e outras informações de interesse coletivo amplia consideravelmente a possibilidade de novas sínteses.

 

3. Vá para a rua

Fugir da clausura do escritório é uma boa maneira de buscar novas referências, sejam elas visuais ou comportamentais. Pequenas experiências do dia a dia são uma grande fonte de ideias criativas, por isso, procure estimular convites para que sua equipe saia mais para a rua.

 

4. Transforme colaboradores em professores

Criar formas para que um colaborador transmita seus conhecimentos a colegas de outras áreas é uma ótima maneira de estimular a criatividade entre eles, além de ampliar a relação de parceria entre as equipes.

 

5. Foque na raiz dos problemas

Muitas vezes a criatividade pode aflorar quando o ponto de partida é a raiz de um problema, e não seus sintomas. Logo, motive sua equipe a pensar partir do que está abaixo da água, deixando a ponta do iceberg somente para mais adiante.

 

E você? De que maneira procura estimular a criatividade das suas equipes? Conhece alguma técnica que gostaria de compartilhar? Deixe seu relato nos comentários abaixo!

  

Imagem: Photl.com 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook