Anote esta frase e nunca esqueça:
"Funcionários bem instruídos significam mais resultados para os negócios e, por isso, devem ser encarados como um investimento. Sempre."
Contudo, em muitos casos, a equipe não absorve com propriedade e qualidade o conteúdo oferecido em treinamentos especializados, o que transforma o investimento em custos ou reduz o aproveitamento do aprendizado impactando na aplicação deles.
Por isso, é importante que os Recursos Humanos trabalhem ações e incentivem a absorção do conteúdo pelos colaboradores, em prol de um maior retorno sobre o investimento.
Mas você sabe como melhorar o aproveitamento de sua equipe em treinamentos?
1. Utilize a regra dos 70/20/10
Para um aprendizado efetivo, é preciso investir em um acompanhamento dos treinamentos realizados. Para isso, a regra dos 70/20/10 é importante neste planejamento. Em outras palavras, 10% do aproveitamento e absorção do conhecimento pela equipe serão em "sala de aula”, embasados por teoria. Para ampliar este aprendizado, 20% do treinamento precisa ser focado em exemplos e cases de sucesso, demonstrando a aplicabilidade da teoria com resultados obtidos na prática.
Os outros 70%, por fim, são concretizados na função, aplicando no cotidiano o conhecimento tácito e os exemplos vistos no treinamento, ou seja, aplicando-os e testando sua viabilidade para o negócio. Por isso, mesmo quando se trata de treinamento externo, é importante que o RH proporcione meios para que estas fases sejam cumpridas, melhorando o aproveitamento da equipe e tirando o máximo de proveito para os resultados no negócio.
2. Revele a importancia do treinamento para sua equipe
Em vez de simplesmente direcionar a equipe para uma sala onde um professor, ou um instrutor, transmitirá o conhecimento, é indicado que o profissional do RH responsável pelo desenvolvimento de competências se envolva abrindo o evento e esclarecendo os motivos que levaram a empresa a acreditar na importância daquela dinâmica para seus funcionários, e como ela está alinhada às expectativas de todos.
Não é preciso muito tempo, pelo contrário: de forma concisa, dê as boas-vindas, apresente o tema do treinamento, o instrutor e como isso contribuirá para a rotina desses funcionários, bem como para os resultados do negócio — e, consequentemente, para o empoderamento deles na empresa.
Comprove que o investimento é um benefício pessoal para eles, além de profissional. Afinal, o conhecimento é um bem eterno que ninguém ou nenhuma empresa pode tirar deles. Enfatize este investimento como uma preocupação da empresa com o colaborador. Isso irá aumentar seu comprometimento, ajudando a equipe de RH a gerir melhor suas competências.
3. Envolva líderes no processo
Sabemos que o tempo dos líderes vale ouro, mas envolvê-los em algumas atividades pode fazer toda a diferença para incentivar o aprendizado e motivar a equipe.
Por isso, negocie previamente com os gestores sua participação ativa no treinamento, compartilhando o conhecimento adquirido com a experiência, bem como interagindo com os grupos nas atividades. Nesse sentido, é importante que ele se disponha exclusivamente à presença e participação no encontro, deixando de lado, pelo período, suas atividades. Isso incentivará a equipe a prestar atenção exclusivamente no treinamento, não resolver questões do trabalho enquanto finge absorver o aprendizado.
É importante que o líder, ao fazer parte da atividade, se dedique exclusivamente a ela. Se possível, insira-o no ambiente de aprendizado e coloque-o para trabalhar juntamente à equipe.
Lembre-se de que não é porque se trata de um ambiente corporativo que o treinamento precisa ser sério e engessado. Faça dele algo divertido. Isso favorecerá a absorção do conhecimento! Incentive a prática propiciando metodologias que os façam fazer mais do que falar.
E você, o que faz para tirar o melhor proveito possível do treinamento de sua equipe? Compartilhe abaixo suas dicas e experiências!