Colaboradores: conheça e valorize!

Views:14388

 

Por que você deve conhecer bem sua equipe de colaboradores?

Sem bons colaboradores, não há ambiente corporativo sustentável. O desenvolvimento saudável da empresa torna-se possível apenas quando todos os níveis da pirâmide organizacional atingem seus resultados de maneira eficiente e, principalmente, quando esses feitos profissionais trazem satisfação e realização pessoal, culminando na motivação necessária para que o trabalho de qualidade continue.

O gestor de RH é peça chave nesse processo, pois o acompanhamento gerencial é o que possibilita a articulação e o manejo das variáveis individuais para que seja possível alcançar o desenvolvimento sustentável de toda a equipe.

Mas o que influencia o bom desempenho dos colaboradores? Quais informações sobre um tipo específico de colaborador são importantes? Como funciona a valorização dos mesmos? Quais são os benefícios a curto e longo prazo? Apresentamos a seguir descrições que podem ajudá-lo a compreender as questões acima. Confira!

 

Equilíbrio, interpretação visual, gênero

Em uma pesquisa realizada por professores universitários americanos, 697 participantes em equipes de dois a cinco membros foram avaliados.

Com o objetivo de se avaliar aspectos do comportamento importantes para o trabalho em equipe, verificou-se que, surpreendentemente, a variável inteligência não estava ligada ao fator de melhor desempenho de um grupo em relação a outro, nem tampouco a motivação e a extroversão. As características que se mostraram-se significativas foram:

 

  • Equilíbrio - debates e discussões equilibradas, em que existe a participação balanceada de todos os membros da equipe. Aqui é mostrada a importância da comunicação.
  • Interpretação - fazer a leitura das emoções alheias através da visualização de imagens nas quais somente os olhos encontram-se aparentes. Isso sugere empatia e, razoavelmente, pessoas empáticas se envolvem melhor nas tarefas em equipe.
  • Gênero - os grupos possuíam mais mulheres. Essa característica foi justificada pelo fato de mulheres se saírem melhor em testes de leitura de emoções.

O funcionário ideal para trabalho em equipe

Pessoas ideais para o trabalho em equipe possuem algumas competências diferenciais, como: ser de confiança, comunicadora e, ao mesmo tempo, saber escutar, ser ativa, flexível, comprometida e colaborativa.

Características a serem evitadas são: pessoas que reclamam muito e se vitimizam, preguiçosas, rebeldes, insatisfeitas com o salário, que mentem e tomam crédito pelo trabalho alheio. Esses tipos são as famosas laranjas podres. Você não vai querer contaminar toda sua equipe, certo?

Valorização dos funcionários

O funcionário se sente mais valorizado quando é ouvido por suas queixas (desde que saiba passá-las de forma adequada e respeitosa, claro!), quando é valorizado por seus méritos (aqui várias opções são válidas, como prêmios em valor, folgas, promoções, reconhecimentos verbais, etc), quando é tratado com respeito, quando lhe são fornecidas oportunidades e diversas outras maneiras nas quais ele consiga perceber que sua função é apreciada e estimada.

Benefícios a curto e longo prazo

Investir no cuidado individual visando a saúde de todo o grupo traz, a curto prazo, possibilidades maiores de se atingir de fato esse objetivo.

Em segundo lugar, você consegue fazer com que essa meta, por mais que não esteja sendo de fato alcançada, seja percebida pelos membros da equipe, trazendo maior segurança e autoconfiança aos colaboradores.

Ir conhecendo seus funcionários, a longo prazo, permite a você ter uma visão mais ampla de como manejar as situações atípicas, pois você saberá como cada um irá lidar com suas intervenções. Conhecer bem seus colaboradores permite criar uma ambiente mais descontraído e amistoso. Conhecer bem seus colaboradores permite, por fim, uma melhor administração de pessoas. Dessa forma você terá uma equipe mais fortalecida e segura.

 

E você, concorda? Por que você acha que é importante conhecer a equipe? Compartilhe conosco suas experiências e fique atento a outras dicas no nosso blog!

Imagem: Photl.com

 

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook