Manter sua equipe bem treinada em 8 passos

Views:11871

8 passos para descobrir as necessidades de treinamento da sua empresa

 

É fato: um negócio incapaz de inovar corre grande risco de insucesso. E, por inovar, pense não apenas no produto (ou serviço) final da empresa, mas também em seus processos organizacionais e no relacionamento com os colaboradores.

Porém, a possibilidade de inovar não é algo que surge ao acaso, pelo contrário, deve ser estimulada e, embora existam outros fatores envolvidos neste processo, o mais importante deles é, sem dúvida, a criatividade. Por sorte, ao contrário do que muitos pensam, todos somos capazes de explorar nosso potencial criativo. Não se trata de um poder restrito a poucas pessoas, mas de uma capacidade humana que, por vezes, pode estar represada em algum canto de nossas mentes, mas, acredite, ela está lá.

Portanto, é essencial que as empresas pensem em como criar um ambiente capaz de explorar e valorizar a criatividade de seus funcionários e, na ponta final, transformar novas ideias em soluções. Abaixo preparamos uma lista com algumas dicas para o seu negócio fazer isso e, quem sabe, colher os primeiros frutos logo ali: 

1. Descubra as necessidades de cada setor

É provável que cada setor tenha demandas diferentes. Por esse motivo, é necessário acompanhar — de preferência de perto — as necessidades de cada um deles e categorizar quais precisam de treinamento com maior urgência. Tente começar pelos menores setores, que geralmente são mais tranquilos de se debater e avaliar. Aos poucos, vá passando para os setores maiores, sempre anotando tudo que é passado.

2. Descubra as necessidades dos profissionais

Os profissionais também possuem demandas diferentes de acordo com a experiência, pretensão e até mesmo o momento de suas vidas. É muito importante ouvir os funcionários para saber quem se interessa mais em passar por um processo de treinamento, quem talvez não precise por questões de tempo e outras situações pontuais. Alguém pode querer fazer mais de um treinamento a fim de ser válido para a empresa, por exemplo.

3. Coloque na balança o que é ou não benéfico para a empresa

Converse com quem está em cargos de liderança, questione para outros funcionários o que pode ser positivo e o que pode complicar a empresa quando o assunto é treinamento. É necessário mensurar o que o treinamento pode agregar para a empresa e se os funcionários estão ou não de acordo com isso.

4. Mensure quais cargos precisam de maior atenção

Sua empresa está com um bom desempenho? Há algum funcionário pouco motivado ou mostrando resultados pouco significativos? Questione-se sempre ao avaliar uma situação. Dê uma conferida nos cargos que apresentam um menor índice de resultados positivos para a empresa. Assim você saberá melhor quais são os cargos que necessitam de treinamento com maior urgência.

5. Busque treinamentos para todas as áreas

Se possível, tente treinar todas as áreas, setores ou profissionais. Você pode buscar um profissional de fora da empresa para aplicar um treinamento coletivo, mas isso depende do tamanho do seu negócio, é claro. Lembre-se sempre: investir em pessoas é fundamental..

6. Analise seu estado atual

Você precisa analisar as habilidades técnicas, as competências de liderança, habilidades de formar equipes. Uma avaliação de qualidade precisa fornecer normas comparativas da sua empresa e medir o progresso do indivíduo após o treinamento. Ao estabelecer suas metas e objetivos, você define o que quer ser, como fazer e onde pretende chegar. 

7. Desenvolva seu plano com flexibilidade

Tenha um plano, mas procure ser o mais flexível possível porque as necessidades podem mudar de uma hora para a outra. Faça o plano, contrate um profissional, observe mais atentamente a sua empresa com a consciência de que detalhes podem surgir, imprevistos podem acontecer e coisas similares.

8. Envolva especialistas

Já pensou em contratar um especialista para avaliar a sua empresa e ter acesso a uma visão mais ampla? Você pode buscar profissionais capacitados na sua região para realizar uma avaliação mais profissional. Assim será mais fácil chegar às respostas fundamentais para saber as necessidades de treinamento da sua empresa.

 

Conhece algum modelo de treinamento que costuma utilizar na sua empresa? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo. Quem sabe não criamos novos métodos juntos?

 


 

Imagem: Photl.com

 

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook