Gerenciamento de RH na Nuvem já é realidade

Views:9076

Gerenciamento de RH na Nuvem já é realidade

 

Os desafios diários dos Recursos Humanos (RH) são diversos. Além de recrutar e selecionar profissionais com capacidade técnica que tenham valores e objetivos similares ao de seu negócio, é preciso estabelecer planos de ação para aperfeiçoar o conhecimento e desenvolver habilidades destes funcionários, bem como motivá-los e reter talentos na empresa.

Devido ao volume de dados que precisam ser analisados para as decisões, independentemente do processo e dos meios em que são executados, imaginar a gestão de RH, hoje, sem o auxílio da tecnologia já não é mais possível, tampouco viável — imagina lidar com uma empresa de 100, 10.000 colaboradores com todas as informações necessárias em planilhas?

Se você se identificou com esta realidade e entende que agora é o momento certo para otimizar e evoluir os processos de gestão de RH em sua empresa, temos mais uma boa notícia: além da tecnologia em si, a computação na nuvem pode trazer as vantagens que faltavam para que todos os processos de RH de sua empresa sejam modernizados. Calma, que você entenderá!

 

 

Tecnologia para Recursos Humanos: para que serve e quais as vantagens em utilizá-la

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa deve ser visto como estratégico para as organizações. Contudo, desenvolver todas as tarefas do dia a dia pode acabar tornando o RH extremamente operacional, correndo contra os prazos e, assim, sem tempo para planejar no médio e longo prazo.

As pessoas de sua empresa detêm informações importantes sobre ela. Todo o processo de recrutamento, desenvolvimento e retenção exige investimentos e, por isso, quando você não dá a devida atenção aos Recursos Humanos, você está na verdade perdendo dinheiro.

Por isso, quando se investe em tecnologia, você permite que a operação cotidiana seja feita com mais agilidade, ganhando mais tempo para planejar, gerir possíveis crises internar, investir mais nos colaboradores, processos internos e resultados.

Nesse sentido, dispor de um software para gerir os Recursos Humanos de sua empresa traz vantagens como:

  • Ganho de eficiência de gestão;

  • Operação mais rápida;

  • Redução de erros por meio da centralização de controles, que substituirão as diversas planilhas e documentos utilizados;

  • Relatórios dinâmicos, conforme necessidades da empresa, em tempo hábil e com mais segurança, já que deixam de ser elaborado de forma extremamente manual;

  • Tomada de decisões embasadas na realidade da empresa, não em pressuposições, dentre várias outras.

 

 

O que é a computação na nuvem e como esta tecnologia impacta o RH

Este assunto nós entendemos bem, e a a computação na nuvem nada mais é do que ter o acesso ao sistema de gestão, bem como o servidor, completamente on-line. Ou seja, em vez de investir na compra de máquinas robustas para utilizar um sistema de RH complexo, que exige ainda um longo treinamento, com custos elevados, você apenas precisará de um computador com acesso à internet para gerir todas as funções do RH de onde quer que você esteja.

A opção favorece os negócios de todos os portes, mas em especial, favorece a modernização dos processos para as PMEs (pequenas e médias empresas), já que apresenta custos de implementação reduzidos e possui como forma de pagamento, diferentemente das licenças tradicionais, o pagamento recorrente (mensal ou anual, a depender da plataforma) conforme a necessidade de utilização do seu negócio.

A tecnologia na nuvem ainda contribui para empresas que as empresas que possuem outras unidades ou filiais um controle mais rápido e seguro dos dados e informações do negócio, já que eles são sincronizados em tempo real. Com isso, os Recursos Humanos e líderes da matriz poderá visualizar relatórios e perfis profissionais em sua tomada de decisão mesmo a distância.

Dessa forma, os processos de toda a organização são padronizados, evitando equívocos ou a falta de alinhamento. Além disso, o ganho de produtividade operacional é ampliado, favorecendo os resultados da empresa.

 

 

Gerenciamento de RH na nuvem já é realidade

Todas as atividades dos Recursos Humanos, desde o processo de recrutamento e seleção à gestão do capital humano, levando em consideração o desenvolvimento dos profissionais em prol do crescimento do negócio.

Não estamos falando de uma tendência futura, mas sim de uma realidade existente e já adotada por muitas empresas diante às vantagens e necessidades de terem seu RH mais estratégico, bem como dos benefícios propiciados pela tecnologia na nuvem para os seus negócios — que tem sido usado não apenas para o RH, mas para a gestão da empresa como um todo.

Para se beneficiar com isto, porém, é preciso conhecer antes de mais nada as necessidades atuais de sua empresa. Avaliar os pontos e processos que precisam ser melhorados e, só então, buscar as opções de mercado. Dessa forma você assegurará que a sua empresa invista realmente na melhoria de gestão.  

E você, já investe em tecnologia para que os seus Recursos Humanos sejam mais estratégicos e façam a diferença para os negócios? Sua solução já propicia todos os benefícios que um software na nuvem gera? Quais as suas grandes dificuldades em gerir o RH? Conte para a gente nos comentários abaixo!

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook