Como desenvolver equipes mais colaborativas

Views:134105

 

Seis dicas para promover um ambiente mais colaborativo

Ter um time de sucesso, nos dias de hoje, é contar com uma equipe de profissionais que entenda o propósito da empresa, vista a camisa e consiga alcançar bons resultados. No entanto, essa premissa só é verdadeira, quando essas atividades são realizadas em conjunto, ou seja, quando a organização consegue desenvolver equipes mais colaborativas, que estejam em busca dos mesmos objetivos.

No entanto, para manter esse espírito coletivo, e fazer com que todas as pessoas envolvidas entendam a importância desse trabalho em equipe, é preciso que a própria companhia possua praticas e um modelo de gestão que estimule e valorize esse envolvimento com o outro. Confira algumas maneiras de estimular e construir equipes mais colaborativas que podem alavancar ainda mais os negócios da companhia:

 

1. Use a tecnologia a favor da equipe

O uso de ferramentas colaborativas é fundamental para o desenvolvimento desse caráter de integração nas equipes. Softwares de gestão que integram toda a equipe e até o uso de ferramentas na nuvem, como o pacote de edição de documentos compartilhados do Google Drive, sistemas de conferência e tele-presença, mobilidade, sistemas de gerenciamento de conhecimento, wikis e mesmo redes sociais corporativas permitem tanto ao gestor quanto à equipe uma maior convivência profissional, integram os departamentos e os colaboradores em um propósito único e inteligível para todos.

2. Crie propósitos comuns a todos
Para que todos os funcionários queiram evoluir e trabalhar juntos, é fundamental que a companhia trace objetivos comuns a todos, a curto e longo prazo. Essa é uma das principais ações que faz com que todos caminhem na mesma direção e criem uma responsabilidade de cooperação, de querer ajudar um ao outro, para que todos possam se beneficiar dos resultados alcançados.

3. Estimule a criação de projetos que envolvam diversas áreas
Permitir a criação de projetos flexíveis e inovadores, que permita a interação e participação de pessoas de diversos departamentos, faz com que o trabalho em equipe seja visto de maneira positiva. Desta forma, cada um poderá contribuir com seus conhecimentos, experiências e visões, com o objetivo de apresentar um projeto relevante, que seja valorizado dentro da companhia.

4. Desenvolva líderes com perfis democráticos
Ter um líder que motive o time, que faça com que todos se sintam realmente parte da organização e que reforce a importância das equipes mais colaborativas, é fundamental para qualquer empresa. O líder deve ser uma inspiração para os demais, deve fazer com que seus funcionários estejam motivados e realmente queiram oferecer o seu melhor, trabalhando em conjunto para o alcance de bons resultados.

5. Invista na capacitação dos profissionais
As companhias devem investir constantemente em treinamento e desenvolvimento, workshops e atividades que capacitem os colaboradores e que incentivem a troca de experiência entre eles. Esse tipo de encontro mais informal, estimula os profissionais, e, além do conhecimento técnico adquirido, contribui de maneira extremamente positiva para a interação entre as pessoas, tornando o convívio entre os envolvidos muito melhor.

6. Organize encontros e atividades fora do ambiente de trabalho
Um time de corrida apoiado pela companhia ou a realização de algum tipo de atividade social, são alguns exemplos de como a empresa pode organizar e estimular que as pessoas se conheçam melhor e entendam a importância de serem mais colaborativas não apenas no ambiente corporativo, mas em qualquer situação. Olhar para o outro e construir algo em equipe, sempre proporciona retornos positivos.

 

Agora que você já sabe como desenvolver equipes mais colaborativas, que tal compartilhar esse artigo com outras pessoas que possuam interesse? 

O planoA está sempre pronto para ajudar com a gestão do capital humano da sua empresa. Quer testar nossos serviços? Faça um test-drive!

 

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook