Como simplificar e otimizar o seu processo seletivo

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5 dicas básicas para simplificar e otimizar seu processo seletivo

Realizar um processo seletivo adequado e com cautela é fundamental para as empresas, afinal, é o momento de escolher os profissionais mais aderentes à oportunidade ofertada para compor o time de colaboradores. Neste momento é preciso entender o que de fato a organização precisa, tanto em questões técnicas, quanto comportamentais, e buscar simplificar e otimizar ao máximo esta etapa da seleção.

Cada cargo e companhia exige determinado tipo de preparação e percepção por parte do recrutador, desta forma cada um possui peculiaridades, que não podem ser aplicadas a todos os casos. No entanto, alguns pontos podem ser trabalhados e se tornarem positivos, além de dar mais agilidade, mantendo a qualidade do processo seletivo. Confira algumas dicas:

 

1. Tenha todos os detalhes da vaga em mãos

Antes de iniciar qualquer processo é importante que o recrutador possua todas as informações do cargo em aberto, tais como: senioridade, atividades que serão realizadas no dia a dia, salários, benefícios, carga horária de trabalho, necessidade de idioma ou conhecimentos específicos, experiência esperada, entre outros. Estes detalhes serão cruciais no momento de anunciar a vaga ou buscar candidatos.

2. Realize buscas ativas

Além dos currículos que a companhia recebe, também existem diversos sites de recrutamento on-line que oferecem bancos de currículos. Principalmente para cargos mais estratégicos ou com necessidades muito específicas esta pode ser uma excelente maneira de encontrar um número maior de candidatos dentro do perfil esperado. Além disso, a empresa não precisa perder tempo esperando e pode ter uma postura mais ativa no processo seletivo.

3. Crie filtros objetivos antes de iniciar as entrevistas presenciais

Os filtros são uma excelente maneira de simplificar e otimizar o processo seletivo. Conhecer melhor o candidato por telefone ou até mesmo em uma entrevista a distância pode ser uma forma mais rápida de identificar quem realmente possui o perfil necessário para a oportunidade e, posteriormente, convidar os selecionados para a próxima etapa.

4. Estude o perfil de cada candidato

É importante que o entrevistador esteja preparado e tenha estudado o currículo do profissional para que possa extrair o máximo de informações relevantes durante a entrevista. Esse também é um bom momento para tirar todas as dúvidas e perceber se o perfil do candidato é compatível ao da área em questão. Quanto mais detalhe tiver, mais adequada será a análise, ao final do processo.

5. Envolva o gestor da área e até mesmo outros colegas

Principalmente nas etapas finais do processo seletivo, é importante envolver as pessoas que trabalharão diariamente com o profissional. Essa percepção será fundamental para que a escolha seja assertiva, principalmente em questões comportamentais e de perfis. O gestor poderá tirar as últimas dúvidas, até mesmo mais técnicas, e os demais serão importantes para ajudar na decisão final, cada um com seu ponto de vista.

 

Agora que você já sabe como simplificar e otimizar o seu processo seletivo, de maneira fácil e rápida, que tal compartilhar este artigo com seus colegas e outros profissionais da área? O planoA possui diversas soluções para a área de Recursos Humanos da sua empresa, para fazer um test-drive e conhecer melhor os serviços, basta acessar nosso site!

 

 

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