Liderança, plano de carreira e gestão de competências

Views:9978

LpcEGCFlat

Liderança, plano de carreira e gestão de competências: entenda a relação

 

Já sabemos da importância de possuir uma equipe focada, que acredita nos valores da empresa para buscar os objetivos e por isso é motivada e produtiva. Uma equipe com essas características é resultado de um trabalho exemplar de Recursos Humanos, e a organização que contar com ela terá ampla vantagem no mercado em relação à concorrência. Mas como chegar até este ponto? Como estimular os colaboradores e mantê-los entusiasmados para produzir e crescer junto do empreendimento?

A resposta vai além da definição dos conceitos de liderança e das ações relativas a um plano de carreira e à gestão de competências. Devemos dar vida a esses termos e utilizá-los de maneira que se encaixem e se complementem entre si. Vamos ver um pouco sobre como colocar este plano para funcionar?

 

Integração dos pilares do RH

Na gestão de RH, a integração é uma das chaves para organizar e manter o controle dos processos. Portanto, os conceitos não devem ser encarados de maneira separada, pois apenas o trabalho como um todo trará os melhores resultados.

Toda inovação, motivação e realização parte do espírito empreendedor que deve estar presente em cada um. Os pontos que convertem todo este potencial são a confiança e a competência que resultam da liderança. Assim, ao investir e estimular que os colaboradores desenvolvam este valor, você garante para si uma equipe de destaques, que gerará resultados e dados para o trabalho na gestão de competências e na elaboração de um organograma para o plano de carreira.

Logo, o resultado do trabalho é um grupo de colaboradores líderes e proativos posicionados de maneira estratégica, enquanto são estimulados a conquistar objetivos dentro da empresa.

Dessa maneira, a equipe estará apta a buscar o máximo nível possível em termos de produtividade e resultados, através de uma formação ideal feita a partir da gestão de competências.

 

Realize e analise de maneira simples integrada

Mas como gerenciar tudo isso? Como manter dados atualizados e como organizá-los para realizar o estudo necessário? Pode parecer complicado administrar tantas variáveis que lidam com um setor tão flexível quanto o RH, mas é possível simplificar isso tudo e ainda aumentar a eficiência do processo. O ideal é utilizar uma ferramenta expecializada no armazenamento de informações que se relacionam ao capital humano da empresa. Utilizar a tecnologia em seu favor, através de uma plataforma que auxilie na integração dos aspectos de liderança, plano de carreira e gestão de competências, lhe fará ganhar tempo e produtividade. Aqui é exatamente onde o planoA pode te ajudar. Que tal fazer o teste?

 

As três perguntas essenciais

Faça para si mesmo as três seguintes indagações:
1 - Na sua empresa os colaboradores são estimulados a exercer seu potencial de liderança?
2 - Este potencial é canalizado da maneira correta através da gestão de competências?
3 - O colaborador está motivado para continuar na equipe e possui perspectivas através de um bom plano de carreira?

A busca constante — mas não fácil — de um departamento de RH é fazer com que as respostas para essas três perguntas sejam afirmativas. Como está o panorama na sua empresa?

 

 

Como pretende integrar estes três pilares em sua gestão? Conte com o planoA e comente abaixo com suas experiências e dúvidas.

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook