Gestão de competências

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O impacto da gestão de competências nas empresas

Toda empresa deseja sucesso e crescimento. Por isso ela precisa investir de maneira adequada no seu capital humano. Cada vez mais presente nas empresas, o uso da gestão de competências é uma das formas de manter um time de sucesso e motivado. Mais que uma ferramenta de administração, esse tipo de acompanhamento e análise é fundamental para a orientação dos profissionais, o direcionamento de toda a companhia e a otimização de processos. Por meio de soluções, como avaliação de performance, criação de planos de desenvolvimento, entre outros, é possível ter uma área mais estratégica, mais segura na tomada de decisões e com todas as informações em mãos para pensar em novos direcionamentos.

 

Mas, afinal, quais as principais vantagens da gestão por competências? 

Sem dúvida o maior ganho dessa gestão é a formação de um time alinhado com os objetivos da empresa. Quando falamos de competência, devemos lembrar que ela é a somatória de diversos aspectos, como atitudes, habilidades, comportamento, experiências, entre outros. Desta forma, com este tipo de gestão bem alinhada, é possível conhecer melhor as características de cada profissional e pensar em maneiras específicas de lidar e desenvolver essas competências sem deixar de alinhar também as necessidades da organização.

Otimização de tempo e investimento

Realizar um acompanhamento próximo e ter uma visão mais objetiva do trabalho dos colaboradores, por meio de ferramentas e sistemas, é uma maneira acertada de buscar a excelência na gestão de pessoas, com decisões mais palpáveis e claras. Além disso, é possível estabelecer quais as características e qualificações importantes para cada função, fazendo com que desde o início sejam realizadas as contratações que possuam mais sinergia com o negócio, evitando, a longo prazo, o desperdício de tempo e dinheiro.

Motivação e comprometimento dos colaboradores 

Quando as pessoas passam a entender suas atividades e seu real papel na organização, fica muito mais fácil desenvolver novos projetos, desempenhar as próprias tarefas e mesmo pensar em ideias que possam contribuir para o sucesso da empresa. Como consequência da valorização das atividades temos profissionais mais motivados.

 

Como fazer a gestão de competências na sua empresa

 Para implementar uma gestão de competências efetiva dentro da sua empresa é essencial seguir alguns pontos como:

Faça um mapeamento

Para fazer um mapeamento de competências você deverá identificar as atribuições de cada profissional dentro do ambiente de trabalho - o que ele faz de melhor e não tão bem - e desenvolvê-las de acordo com a necessidade da organização e aptidão dos colaboradores. Isso significa conhecer e investir nos seus colaboradores, motivando e retendo os talentos da sua empresa.

Tenha um plano de desenvolvimento

É possível, também, para isso, montar um Plano de Desenvolvimento por Competências, baseado na avaliação feita, e assim atingir os objetivos empresariais e profissionais de cada colaborador. Esse plano deve partir do treinamento, passando pela avaliação e evolução contínua dos processos.

Use a tecnologia em favor da sua gestão

Para implementar esse recurso nas organizações e facilitar o dia a dia do RH, é cada vez mais comum a utilização de sistemas de informações gerenciais do RH, que já oferecem todos os dados possíveis, de maneira clara e objetiva. O ideal é que seja algo que ofereça agilidade, segurança e dados precisos, que possam nortear toda a companhia na definição de novas estratégias, desenvolvimento dos colaboradores, ações futuras e diversas outras questões. 

É importante que as organizações tenham em mente que os dados só serão valiosos se a companhia realmente estiver disposta a investir nesse tipo de gestão para mudar o que for preciso em busca de melhorias e melhor sinergia entre empresa e colaboradores. Com uma ferramenta adequada e tudo alinhado internamente, o retorno será extremamente positivo para ambos os lados.

 

Agora que você já sabe o impacto da gestão de competências nas empresas, que tal compartilhar com outros colegas? Aproveite para deixar seu comentário e continue acompanhando nosso blog, sempre com novidades sobre o mundo corporativo!

 

 

 

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Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

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