Como avaliar o potencial

Views:12192

4 dicas para avaliar o potencial dos seus colaboradores

Você conhece os seus colaboradores? A primeira resposta de um gestor geralmente é positiva, principalmente quando nos referimos aos profissionais que já atuam na empresa há algum tempo. Porém, a antes que você pense em uma resposta para esse questionamento, considere os seus critérios para responder. Lembre-se que o processo de conhecimento efetivo envolve bastante trabalho e técnica.

“Mas como aprimorar a qualidade das informações levantadas a respeito dos meus colaboradores?”, você deve estar se perguntando. Bem, em primeiro lugar, trabalhar com avaliações de desempenho, bem como contar com um apoio de uma estrutura de Recursos Humanos, interna ou externa, já é um começo - mas o processo não para por aí.

Nesse post, abordamos algumas dicas para que você desenvolva uma avaliação mais acurada dos seus colaboradores, o que é fundamental para explorar talentos e reter bons profissionais no seu negócio. Confira logo a seguir! 

 

1. Aposte em avaliações de desempenho

A forma mais usual para conhecer o potencial dos seus colaboradores é através da realização de avaliações de desempenho. Essas avaliações podem ser feitas de maneira objetiva, por meio da mensuração de resultados e da aplicação de testes, ou, ainda, de maneira subjetiva, por meio da percepção dos gestores ou de avaliações autocríticas, onde os próprios colaboradores avaliam seus resultados.

Ao combinar todas essas formas de avaliação você terá mais informações para definir o futuro dos seus colaboradores na empresa, sabendo, também, quais talentos devem ser retidos e redirecionados para setores ou cargos mais estratégicos.

2. Conte com um software de gestão

Existem softwares de gestão de RH no mercado que possuem ferramentas de análise, com relatórios completos sobre as avaliações de desempenho dos funcionários, dos times e da empresa, como um todo, sendo que muitos deles, inclusive, utilizam recursos na nuvem. Contar com uma ferramenta automatizada nesse sentido é uma excelente aposta para avaliar o potencial dos seus colaboradores e fazer crescer ainda mais o seu negócio!

3. O setor de RH é indispensável para avaliar o potencial dos colaboradores.

Motivação, recrutamento e treinamento. Diante de um mercado cada vez mais competitivo é essencial contar com um departamento de RH que seja pautado por esses 3 pilares. Contudo, as funções setor podem, e devem, ir muito mais além, e uma delas é a participação nas avaliações de desempenho. Quando o RH deixa de ser apenas operacional, tornando-se parte da estratégia da empresa, os ganhos são imensuráveis!

Ao contar com profissionais qualificados na área de RH o gestor terá mais condições para descobrir qual é o perfil de cada colaborador, podendo realocá-los de acordo com seus perfis, aspirações e objetivos pessoais e profissionais. Essa é a forma de lidar com o capital humano de maneira mais inteligente, aproveitando o potencial de cada profissional.

4. Aposte em ações motivacionais

Quando falamos em ações motivacionais, rapidamente associamos esse tipo de atividade ao aprimoramento do desempenho dos profissionais ou, simplesmente, à melhoria do seu bem-estar. No entanto, esse tipo de ação é fundamental para avaliar o potencial dos seus colaboradores, já que estabelece critérios e padrões a serem seguidos.

É essencial sempre se perguntar o que estimula o potencial dos seus colaboradores: salários, benefícios, planos de carreiras? Ao conhecer as respostas para essas perguntas, o gestor saberá exatamente como trazer cada profissional e, acima de tudo, como é o rendimento da sua equipe caso todos os fatores motivacionais sejam postos em prática.

 

Em resumo, conhecer o potencial dos colaboradores permite que o empreendedor tenha uma gestão mais eficiente dos recursos humanos, incentivando todos os profissionais que realmente podem fazer diferença na empresa e ganhando, desta forma, um diferencial competitivo bastante significativo com relação a concorrência.

Como sua empresa tem avaliado e otimizado o potencial dos colaboradores? Quais as melhores práticas que você pode compartilhar com a gente? Deixe nos comentários.

 

 

 

 

  

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook