Plano de Carreira

Views:5526

Como montar um plano de carreira para os colaboradores da minha empresa?

Mais um dia normal de trabalho, quando um dos seus colaboradores mais importantes solicita uma reunião particular. Provavelmente isso já foi o suficiente para que você se pergunte se ele vai pedir um aumento, férias ou fazer alguma reclamação, não é mesmo?

Agora imagine que para a sua surpresa esse profissional, que é uma das peças decisivas da sua empresa, esta pedindo as contas, pois recebeu uma proposta irrecusável da concorrência. Nesse momento, mesmo que você pense em oferecer uma contraproposta saiba que talvez seja tarde demais para reter aquele talento dentro da sua empresa.

A verdade é que diante de uma competitividade cada vez maior no mercado de trabalho tanto os profissionais quanto as empresas devem estabelecer, de maneira bem clara, os seus planos de carreira, além de usar práticas de gerenciamento e tecnologias que otimizem processos e favoreçam a análise sobre os mesmos. No caso das organizações a prática é ainda mais importante, visto que a rotatividade é algo extremamente prejudicial para o negócio, tanto do ponto de vista produtivo, quanto financeiro. De acordo com estudo elaborado pelo Dieese sobre o tema, a taxa de rotatividade subiu de 53,9% para 64% entre 2002 e 2012.

Para evitar que a sua empresa entre nesse quadro estatístico resolvemos trazer algumas dicas importantes para você montar um plano de carreira, essencial para que os seus colaboradores enxerguem valor em trabalhar, e construir uma história de crescimento, dentro da sua empresa. Confira!

 

1. Plano de salários: a melhor alternativa para pequenas e médias empresas 

Um cenário bastante comum entre as micro e pequenas empresas é a ascensão vertical inviável, uma vez que os cargos de chefia normalmente são ocupados pelos próprios sócios do empreendimento. Contudo, mesmo diante desse quadro, saiba que é possível desenhar um plano de carreira para seus colaboradores. Basta que ele seja baseado nos salários, não nos cargos.
Basicamente, para um mesmo cargo existirão remunerações distintas, estabelecidas de acordo com critérios internos - que podem ser por tempo de casa, metas batidas, produtividade ao longo de um determinado período, entre outros.

De forma aplicada podemos dar o exemplo do profissional de auxiliar administrativo. Sua empresa pode estabelecer os auxiliares de níveis I, II e III, melhorando a remuneração progressivamente, de acordo com o tempo de casa do profissional, sua experiência e qualificação além do seu grau de colaboração para o crescimento da empresa.

 

2. Plano de cargos: foco no desenvolvimento dos profissionais

Sabemos que, no entanto, na maioria das vezes os profissionais não buscam apenas por maiores salários. Em algum momento a situação econômica se torna confortável e costumeira e, nesses casos, oferecer cargos superiores é uma forma de estimular novos desafios e compromissos para o profissional. Essa é, de fato, a verdadeira ascensão que qualquer bom colaborador procura.

Aqui, em vez de haver um deslocamento horizontal, como é o caso do plano salarial, o colaborador terá acesso a um cargo superior, com novas responsabilidades. Na maioria dos casos é justamente isso que um profissional busca no mercado: a melhor forma de mostrar seu potencial e explorar novos horizontes.

Cabe ressaltar também que o perfil do profissional da geração Y não permanece em uma empresa por muito tempo ou que ofereça o salário mais alto do mercado. O foco aqui deve ser na satisfação, na motivação por crescimento profissional e pessoal. A nova geração é motivada pela contribuição, pelo aprendizado e pela evolução - excelente oportunidade para implementar o plano de carreira em sua empresa, não é mesmo?

 

3. O plano de carreira vai muito além de cargos e salários 

Por fim, é importante lembrar que o plano de carreira é algo muito mais amplo do que apenas um plano de cargos e de salários. Para haver total sinergia entre os interesses do colaborador e da empresa, é preciso haver uma comunicação pautada na transparência, de modo que ambos possam crescer simultaneamente e, desta forma, ganhar com isso.

Conheça seus colaboradores

Para desenvolver planos de carreira consistentes, que motivem e retenham os melhores talentos na sua empresa, é preciso focar em uma gestão por competências. Para isso, é essencial que o RH da sua empresa torne-se um canal de comunicação e informação, que sabe os pontos fortes e as fraquezas de cada colaborador. Dessa forma, ficará bem mais fácil desenvolver planos - com metas, prazos e atribuições - possíveis e alcançáveis.

A avaliação de desempenho é essencial

Acompanhar os resultados dos profissionais também é muito importante na hora de estabelecer o plano de carreira. Essa avaliação deve ser individual, por equipe e da empresa como um todo. A partir dessa avaliação será possível definir metas que possam ser alcançadas - nem conservadoras demais, nem impossíveis - para que os planos de carreira da sua empresa sejam efetivos.

Invista na capacitação dos seus colaboradores

Muitas empresas oferecem cursos e treinamentos para a capacitação dos funcionários. Isso é excelente para o aprendizado profissional e a empresa tem ganhos imensuráveis - colaboradores mais preparados trabalham com mais confiança e geram resultados melhores. Por isso, tenha em mente que o plano de carreira também é um plano para a sua empresa!

 

Pronto para desenvolver melhor seu relacionamento com os profissionais da sua empresa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de muitas outras dicas!

 

  

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook