Como motivar colaboradores de uma pequena empresa

Views:6359

Pequenos sim, motivados também

 

Quando se fala em motivar profissionais e investir no capital humano é importante lembrar que isso é válido para empresas de todos os tamanhos e segmentos. No entanto, se para as grandes companhias oferecer bons salários e benefícios atrativos, além de realizar grandes ações internas já é algo que faz parte da estratégia e da sua posição competitiva em relação ao mercado, para as pequenas organizações esse é ainda é um enorme desafio.

Ter pessoas que vistam a camisa da empresa é algo fundamental para as startups e pequenas empresas, afinal esse será o time responsável por todo o sucesso do trabalho realizado, contato direto com clientes, entre outras questões. Confira como, por meio de pequenas atitudes e mudanças, é possível motivar colaboradores de uma pequena empresa:

 

1. Compense os colaboradores de maneira coletiva

Incentivar o trabalho em equipe e criar recompensas coletivas é importante para que todas trabalhem em prol dos mesmos objetivos. A empresa deve ser vista como uma verdadeira família, onde todos ganham quando os negócios prosperam.

 

2. Faça com que todos se sintam parte do negócio
Dar liberdade na realização de projetos, participar os colaboradores das principais decisões e compartilhar informações com todos é uma excelente maneira de fazer com que todos realmente vistam a camisa da companhia.

 

3. Abra espaço para novas ideias e inovação
Muitas pessoas procuram nas pequenas empresas a oportunidade para criar, propor novos projetos e assumir desafios. Desta forma é importante que estas práticas sejam incentivadas no dia a dia e, claro, a própria empresa aposte em recursos inovadores, como o gerenciamento de RH na nuvem, por exemplo.

 

4. Invista no ambiente de trabalho
Ter um local de trabalho alegre, descontraído e clean é uma das principais maneiras de manter um bom ambiente para se trabalhar. Deixar que cada pessoa enfeite sua mesa como desejar, por exemplo, e possa se vestir da forma como se sentir melhor são pequenas iniciativas, sem custo, que motivam os colaboradores.

 

5. Esteja sempre disposto a escutar
Ter um canal direto e próximo com todos é uma excelente forma de perceber o que está bom e o que ainda precisa melhorar na organização. Além disso, cria uma proximidade e transparência no trabalho realizado. Deixe sempre as portas abertas, ou se livre delas!

 

6. Aplique feedbacks constantes
Todo profissional precisa de feedbacks para se desenvolver, saber a direção que deve seguir e oferecer um trabalho cada vez melhor. Não deixe os colaboradores sem perspectivas ou frustrados por conta da falta de reconhecimento, esse pode ser um erro fatal para quem busca crescimento na carreira.

 

7. Incentive a qualidade de vida
Atualmente conseguir conciliar a carreira e a vida profissional é uma das principais dificuldades encontradas nas grandes corporações. Desta forma é importante incentivar que o profissional encontre um equilíbrio e possa cumprir seu papel de maneira adequada, tanto na companhia, quando com sua família. Momentos de lazer contribuem para a felicidade e motivação.

 

Agora que você já sabe como motivar colaboradores de uma pequena empresa, que tal compartilhar este artigo com outras pessoas que possuam interesse? Aproveite para deixar seus comentários e sugestões e continue acompanhando nosso blog, sempre com dicas e novidades sobre o mundo corporativo!

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook