Treinamento e desenvolvimento

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Série As Respostas que Todo RH Deve Ter na Ponta da Língua: Treinamento e desenvolvimento

 

Empresas precisam cada vez mais contar com seu capital humano e garantir que seu time esteja realmente engajado com os negócios da companhia. Para isso, não basta mais oferecer apenas remunerações e benefícios atrativos, para reduzir o turnover e absenteísmo, também é preciso que os profissionais se sintam preparados e qualificados, e que esse investimento seja realizado pelas organizações, de maneira constante e acertada.

O treinamento e desenvolvimento devem fazer parte do dia a dia da área de Recursos Humanos, e para que realmente funcione e seja percebido como algo positivo pelos colaboradores é importante que a empresa se preocupe em conhecer melhor cada um de seus profissionais e quais as principais necessidades das áreas e da companhia como um todo. Ao final de cada curso, por exemplo, é preciso que as pessoas consigam aplicar os conhecimentos em seu dia a dia, caso contrário a capacitação não faz sentido para o momento.

Mas, afinal, como é possível saber a melhor forma de investir na qualificação das equipes e o que é mais adequado para cada um?

 

 1. Conheça o perfil dos seus colaboradores e de cada um dos times

O RH, em conjunto com os gestores de cada área, devem ter um acompanhamento próximo e conhecer em detalhes como funciona e qual o perfil dos profissionais em cada uma das equipes. A partir de algumas questões, conforme os exemplos a seguir, essa análise pode ser realizada de maneira um pouco mais fácil:

  • Quais as competências necessárias em cada área da empresa?
  • Qual o nível de desempenho de minha equipe?
  • Quantas horas de treinamento estão recebendo os colaboradores?
  • Quais as unidades com mais horas e quais com menos? Por que estas diferenças?
  • Quais as competências de cada cadeira dentro da empresa?
  • Quanto estou investindo em treinamentos por pessoa/unidade de negócios?
  • Quem tem determinada competência (falar alemão, por exemplo) dentro da empresa?
  • Quem já participou do curso XYZ?


Estas respostas, e outras mais que podem surgir, ajudam a perceber quais as necessidades da organização, quais as necessidades dos profissionais, o que hoje já é realizado para que ambos fiquem satisfeitos e o que ainda é preciso criar e pensar para que a companhia consiga realmente montar um time qualificado, que consiga suprir as necessidades do negócio por meio do trabalho realizado.

2. Acompanhe o desenvolvimento dos colaboradores 

Além de proporcionar treinamento e desenvolvimento aos profissionais, é preciso que a área de Recursos Humanos acompanhe de perto a qualificação dos colaboradores e o quanto ela tem contribuído para a motivação dos times e se de fato ela tem auxiliado nas atividades da companhia e na execução das tarefas. Esta obrigação se torna mais fácil com o uso de ferramentas mais modernas, mas, no final das contas, o importante é que o resultado seja perceptível, tanto para as equipes, que se sentem mais preparadas e valorizadas, quanto para a companhia, que colhe os frutos deste investimento.

 

E então, qual dessas perguntas você já tem na ponta da língua na sua empresa? Sabendo a importância de investir no capital humano e na qualificação dos colaboradores, que tal compartilhar este artigo com outros profissionais da área? Aproveite para deixar seus comentários e sugestões e continue acompanhando nosso blog!

 

 

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