O que é empowerment?

Views:5375

Como aplicar o empowerment nas empresas?

Atualmente, muito mais do que bons salários e benefícios de brilhar os olhos, os profissionais buscam oportunidades em companhias que proporcionem desafios constantes e autonomia da execução de projetos e ações. Por conta dessa realidade do mercado, surgiu o conceito de empowerment, que tem como principal objetivo o compartilhamento do poder de decisão e maior participação dos funcionários na gestão das empresas.

E essa deve ser uma tendência cada vez mais comum dentro das organizações que desejam formar times realmente engajados e que vistam a camisa do negócio. Ter pessoas participantes e com um equilíbrio importante entre direitos e obrigações, faz com que as atividades sejam mais produtivas e que cada profissional perceba sua importância nos planejamentos, estratégias e decisões.

O mais importante é que todos os líderes estejam confortáveis e entendam a verdadeira intenção desse conceito que será aplicado. Descentralizar reponsabilidades nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para gestores que gostam de controlar tudo e participar de todas as escolhas da equipe, por menores que pareçam ser. É um trabalho que envolverá dedicação e aprendizado de todas as partes.

É fundamental entender que o empowerment não é simplesmente delegar tarefas entre os colaboradores. O objetivo vai muito mais além, e exige que cada profissional, como parte do negócio, possua responsabilidades e comprometimento com seus projetos. É o cuidado com cada ação realizada na empresa, com liberdade para novas ideias e autonomia para tomar decisões, desde que esteja disposto a encarar os resultados.

Quais as principais vantagens?

Cada organização vai ter percepções diferentes, dependendo da forma como aplicar esse processo. No entanto, seguem alguns benefícios que devem ser percebidos em qualquer empresa:

 1. Motivação dos profissionais

Uma organização que proporciona desafios e faz com que os colaboradores se sintam realmente importantes e valorizados, possui grandes chances de formar times motivados, que vistam a camisa da companhia.

 2. Envolvimento de todos os colaboradores

Deixar de envolver apenas os líderes em projetos e ações mais estratégicas e envolver os demais colaboradores, de áreas diferentes, independentemente do nível hierárquico, é extremamente positivo. Além de ampliar o leque de ideias e visões, faz com que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre o negócio como um todo.

 3. Aumento da produtividade

Ter mais pessoas cuidando de projetos e descentralizar algumas atividades que ficam focadas apenas no dono da empresa ou em diretores e gerentes faz com que a empresa ganhe muito mais agilidade, como, por exemplo, no caso de uma tomada de decisão mais rápida.

De maneira geral, quando se fala em empowerment a questão da cultura organizacional e do trabalho realizado pelos líderes é fundamental. É muito importante que todos entendam os benefícios que isso pode trazer, tanto para os gestores, que estão desenvolvendo seus colaboradores e podem focar em outras questões, quanto para os profissionais, que se sentem motivados e participantes.

 

Agora que você já sabe o que é o empowerment, que tal compartilhar esse artigo com outros profissionais? Aproveite para deixar seus comentários e continue acompanhando o blog, sempre com novidades sobre o mundo corporativo!

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook