Impacto das avaliações nos resultados

Views:5971

Saiba como a avaliação de performance impacta nos resultados da sua empresa

Acompanhar os resultados da equipe e avaliar o desempenho de cada colaborador é algo fundamental. No entanto, nem sempre esta é uma tarefa fácil, pois exige uma estratégia bem definida, tempo hábil e um acompanhamento próximo com todos os colaboradores. A avaliação de performance tem exatamente o objetivo de auxiliar os gestores nessa missão, por meio de metas e objetivos pré-estabelecidos.
Essa ferramenta tem como principal função servir como um termômetro de erro e acerto, auxiliando nos próximos passos. Tanto para o profissional quanto para o líder é uma forma de acompanhar todos os projetos previstos, seu andamento e principais pontos de melhoria. Confira algumas dicas para aplicar a avaliação de forma positiva e entenda como ela impacta nos resultados da sua empresa:

 

Definição de metas tangíveis

O primeiro passo para criar a avaliação de performance é pensar em projetos e metas bem definidas que possam ser seguidos pelo profissional. O ideal é apresentar a proposta ao colaborador para que juntos possam alinhar expectativas e definir esse planejamento. O mais importante nessa etapa é sempre focar no equilíbrio, ou seja, metas que sejam desafiadoras, mas que possam ser cumpridas.

 

Transparências em todas as informações

Desde os primeiros dias na empresa é importante que todos tenham conhecimento sobre essa forma de avaliação, sua aplicação e objetivos. Apostar na transparência durante todo o processo cria uma relação próxima e de confiança com o gestor, além de ter uma adesão muito maior por todos da equipe, uma vez que haverá entendimento sobre a importância desse acompanhamento para seu crescimento profissional.

 

Foco em desenvolvimento

Apesar de servir como uma ferramenta de acompanhamento para o líder, o principal objetivo da avaliação de desempenho deve ser o crescimento e o desenvolvimento dos profissionais. É preciso criar desafios para que os colaboradores possam apresentar novos projetos e se superar diariamente, evoluindo na maneira de trabalhar e adquirindo cada vez mais responsabilidades dentro da organização.

 

Feedback construtivo
Ao final do prazo acordado entre os colaboradores e o gestor, é importante que seja aplicado um feedback. Enfatizar os pontos positivos e metas que foram cumpridas é sempre a melhor forma de iniciar a conversa, pois demonstra reconhecimento pelos objetivos que foram cumpridos. Na sequência, é importante conversar sobre as dificuldades e metas que não foram cumpridas e buscar soluções. O feedback deve nortear o profissional com relação aos próximos passos e pontos de melhoria.

 

Próximos passos
Após a finalização de cada ciclo da avaliação de performance, é importante que o gestor pense em ações para ajudar os profissionais em suas principais dificuldades. Apostar em treinamentos, revisão de processos, entre outras questões, é fundamental para aumentar a produtividade e, consequentemente, os resultados da organização. Investir no capital humano é sempre um ponto positivo que deve ser primordial em qualquer organização de sucesso.

 

Agora que você já sabe como a avaliação de performance impacta nos resultados da sua empresa, que tal compartilhar este artigo com outros colegas que possam ter interesse? Ainda tem alguma dúvida ou outra opinião sobre a avaliação de performance? Aproveite para deixar seus comentários e continue acompanhando nosso blog, sempre com novidades e dicas sobre o universo corporativo.

 

 

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook