Importância de avaliar a performance

Views:11344

Entenda a importância dos relatórios de performance na sua empresa

 

Toda empresa possui diversas equipes que trabalham diariamente para o alcance de resultados. No entanto, é importante que o acompanhamento e controle dessas atividades seja constante. Com isso, é possível, de fato, avaliar o que está trazendo retorno positivo para a companhia, em quanto tempo, e quais os principais pontos precisam ser otimizados para atender às expectativas da organização e tornar o negócio cada vez mais rentável.

Os relatórios de performance são fundamentais em todas as áreas, segmentos e atividades. É por meio deles que o gestor conseguirá avaliar o desempenho individual e geral da equipe e, posteriormente, apresentar estes resultados ao restante da empresa. São ferramentas que valorizam e justificam o trabalho de cada um dentro da organização e mostram, por meio de números e gráficos, o status de cada tarefa e a relevância dos projetos para a companhia. Neste post, você vai entender um pouco mais sobre a importância deste tipo de acompanhamento. Confira:

 

Como estabelecer o melhor tipo de relatório de desempenho?

Existem diversas formas de avaliar a performance dos colaboradores e das áreas. De maneira geral, não existem regras, ou mesmo uma maneira correta de fazer esse acompanhamento. O mais importante é que eles estejam adequados às necessidades apresentadas. O propósito é dar visibilidade ao que já está sendo realizado, bem como ter uma ideia mais concreta de quais os próximos passos a seguir para, dentro do prazo esperado, conquistar os objetivos estabelecidos.

Para ter a melhor ferramenta em cada situação, é preciso definir metas que façam sentido e sejam viáveis para o tipo de atividade ou projeto apresentado. por exemplo:

  1. Metas relacionadas com os resultados financeiros da empresa: Quando estamos tratando de algum tipo de retorno financeiro, por exemplo, é preciso mapear quais as fontes de entrada desse valor, o que pode ser feito para melhorar as receitas em nosso DRE, a quanto você precisa chegar e, finalmente, o quanto já atingiu e quanto ainda precisa atingir. Tudo dependerá do que, de fato, você precisa mostrar com determinado relatório.
  2. Metas relacionadas com o desenvolvimento do colaborador: Cada colaborador desempenha algumas funções dentro da empresa e cada função requer certas competências para ser desempenhada. Acompanhar seu desempenho seguindo estas competências é a melhor forma de garantir que a equipe está a par das necessidades do negócio.
  3. Outras metas: Cada empresa, por força de sua atividade, precisa estabelecer outras metas relacionadas ao seu funcionamento. Metas que definam o caminho da empresa, rumo aos objetivos da mesma. Estas metas devem ser mensuráveis e aplicadas a cada função e colaborador.


Quais os principais benefícios desse tipo de acompanhamento?

Para o profissional é importante ter uma forma mais efetiva de mensurar o trabalho e poder apresentá-lo. Já para a empresa, os ganhos também são visíveis, uma vez que os relatórios de performance otimizam fatores como acompanhamento, controle, previsão de resultados, ideia de custo e riscos, entre outras. Quanto mais visibilidade a companhia consegue ter sobre tudo o que acontece nas áreas, melhor ela poderá fazer o seu planejamento e ficar longe de imprevistos.

Nos dias de hoje, planejamento é uma palavra-chave para o sucesso, por isso, os relatórios de performance se tornam cada vez mais necessários e presentes. Quando realizados de maneira informatizada, as suas vantagens são ainda maiores no que diz respeito a tempo, facilidade e dinamismo, possibilitando que qualquer pessoa possa gerar e analisar os dados em pouco tempo. Essa é uma estratégia para aproximar as áreas e tornar a comunicação mais transparente e prática.


Agora que você já sabe a importância dos relatórios de performance na sua empresa, que tal compartilhar o artigo com outros profissionais que possuem o mesmo interesse? Aproveite para deixar seu comentário e continue acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook