Otimize a rotina do seu RH

Views:4936

 

4 dicas para otimizar sua rotina

 

A área de Recursos Humanos ocupa um papel extremamente estratégico dentro das organizações. Ela procura estabelecer um contato próximo com todas as áreas da companhia, em busca de melhorias e táticas que sejam positivas tanto para a empresa quanto para a motivação dos colaboradores. Mais do que cuidar do espelho de ponto, da contratação e demissão de funcionários, o RH é fundamental para a gestão e direcionamento dos negócios.

Você acha que os profissionais da área conseguem se organizar para otimizar o tempo e a rotina de trabalho? Confira as principais dicas para que o RH seja ainda mais produtivo e eficiente no dia a dia da sua empresa!

 

1. Tenha uma equipe com atividades bem distribuídas

Em toda empresa, é importante que cada profissional tenha clareza com relação aos seus projetos e responsabilidades. Todos podem e devem contribuir com novas ideias para melhorar qualquer ponto da organização, mas definir as tarefas é importante para que o time possa se organizar e entregar o melhor trabalho possível dentro do que se comprometeu a fazer.

2. Defina ações prioritárias

O RH possui diversos planos, de curto a longo prazo. Por isso, é importante definir as prioridades. Se um projeto atende a toda a empresa e já pode ser colocado em prática, mas outro será direcionado apenas a um grupo de pessoas e exige mais burocracia para ser desenvolvido, opte por realizar o que é possível no momento. Assim, a área consegue pensar de maneira estratégica e se dedicar 100% a uma ideia, em vez de se doar apenas 50% a duas ideias que podem não sair do papel.

3. Estabeleça contato próximo com todas as áreas

Contar com o apoio de todas as áreas da empresa é fundamental para que o RH consiga realizar um bom trabalho. Mas, às vezes, a contratação de um novo funcionário pode ser feita de maneira urgente e, por isso, pode não haver tempo para integrá-lo à equipe.

No entanto, é característico de uma empresa competente fornecer de 1 a 3 meses de ambientação. É interessante fazer a apresentação do novo membro à equipe de trabalho, por exemplo, e explicar os objetivos da instituição.

Um cuidado simples como esse já ajuda na inclusão e no rendimento de um novo colaborador. Além de ser um processo mais positivo, uma vez que é possível entender às necessidades individuais de cada setor, também otimiza o tempo, dando maior agilidade aos processos. 

4. Finalize os projetos em andamento antes de iniciar novos

Novas ideias surgem constantemente e costumam vir de diversas áreas. No entanto, é preciso ter cautela com relação à execução dos projetos. Procure finalizar o que já estiver em andamento ao invés de iniciar diversas ações ao mesmo tempo e não conseguir executar cada uma delas com propriedade.

De modo geral, otimizar a rotina do RH é importante, pois aumenta a produtividade. Tudo isso será ainda mais efetivo se toda a empresa estiver motivada e engajada com as ações realizadas em suas respectivas áreas. Quanto mais o RH for valorizado e visto como peça-chave nas decisões do negócio, melhores serão os resultados alcançados por todos.

 

Agora que você já sabe como melhorar o dia a dia da área de Recursos Humanos, que tal compartilhar com outros profissionais que possuam interesse? Aproveite para deixar suas impressões! Se ainda tiver alguma dúvida, deixe-nos um comentário e continue acompanhando nosso blog!

 

 


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook