Seja um RH estratégico!

Views:85397

Quando o RH torna-se parte da estratégia da empresa?

Para o cumprimento de metas as empresas traçam diversas estratégias, envolvendo todos os seus setores e públicos. Normalmente, todos os fatores externos são priorizados em relação aos internos: clientes, fornecedores, mídia, formadores de opinião, etc.

Mas o que toda organização precisa entender é que o primeiro grupo de pessoas que deve ser trabalhado para o efetivo alcance dos objetivos organizacionais é o interno. Quando há esta percepção, o setor de RH sai de um mero papel operacional e passa a cumprir propósitos efetivos de crescimento e prosperidade.

Então, para que você saiba quais os caminhos para esta nova função desse setor na sua empresa - e como alcançar este status como profissional de RH - separamos alguns tópicos que precisam ser pensados e colocados em prática já! Confira:

 
O que faz um RH estratégico?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que um setor ativo de Recursos Humanos deve participar das decisões da empresa e ajudar os demais setores a delinear não apenas o perfil dos profissionais, mas também a qualificação deles.

Cabe dizer que a maior força desse setor está na atração de pessoas e na retenção de talentos. Ou seja, o RH torna-se estratégico quando ele passa a ser essencial para a valorização do capital humano.

É importante que o setor prepare-se para contratar, ficando por dentro de todo o processo, mas que também se preocupe em capacitar quem já está dentro da empresa. Para isso, o gerente de RH precisa andar lado a lado com a comunicação interna e com os outros gerentes da empresa.


Gestão de pessoas com foco em resultados

Vale dizer que você só conseguirá desenvolver um bom trabalho na gestão de pessoas se todo o setor de RH pensá-la com foco total nos resultados.

Para isso, a designação de tarefas, o acompanhamento do cumprimento delas, os prazos, as metas e as responsabilidades devem estar claros para todos - ou seja, tudo deve ser comunicado de forma clara.

 

Que tal apostar em um sistema para automatizar os processos?

O gerente de RH, assim como todo o seu time, deverá utilizar os benefícios oferecidos pelas tecnologias para administrar todas essas atividades. Em algumas empresas, utilizam-se softwares para melhorar as performances da empresa, sendo que muitos deles fazem uso de recursos da nuvem para tornar os processos mais eficientes. Vale refletir se é este o caso para a sua empresa

 

A falta de autonomia para a ação é a principal barreira a ser quebrada

Lidar com pessoas é se envolver com processos intangíveis e multiplicidade de valores, de motivações e conhecimentos. Por isso, é algo grandioso, tanto em complexidade, quanto em importância.

O problema não está na dimensão da ação, mas sim no fato de que, apesar de muitos administradores saberem sobre a importância de ouvir e dar autonomia para que o RH trabalhe de maneira estratégica, poucos são os que têm o desprendimento necessário para efetivar esta liberdade de agir e intervir.

 

A confiança da diretoria deve ser conquistada

É preciso, portanto, demonstrar presteza e credibilidade na hora de executar as ações planejadas pelo RH dentro da empresa. Essa será a melhor forma de ganhar a confiança da gestão e, consequentemente, mais liberdade para exercer o seu trabalho.

Não se esqueça de acompanhar e mensurar os resultados. Isso é fundamental para que você tenha argumentos para validar suas propostas e deixar claro que o setor de RH não é um mero suporte para a contratação, mas parte fundamental do sucesso da estratégia do negócio.


Então, qual será sua primeira ação para tornar o RH de sua empresa um potencial apoio no desenvolvimento de estratégias? Conte para a gente nos comentários. E continue acompanhando nosso blog para mais dicas de ouro para a sua carreira.

Mais nesta categoria: Computação na nuvem? »

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook