4 formas de afastar o medo em tempos de crise

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Períodos de incerteza podem gerar insegurança na equipe

 

Há quem diga que crises são otimas oportunidades de crescimento. E há quem diga que a insegurança que as crises trazem podem ser usadas à favor da empresa, já que, com medo de cortes, os funcionários tendem a dar o sangue no dia a dia. Mas o que há de verdadeiro nisso? Separamos 4 dicas fundamentais para sobreviver aos períodos de incerteza.

 

1. Promova a busca por soluções criativas em grupo

 

Em geral, períodos turbulentos propiciam o surgimento de novas ideias diante de novos dilemas. Por isso, um gestor atento e pró-ativo deve saber como compartilhar os desafios do momento com sua equipe e estimulá-la a buscar soluções criativas. Mas cuidado! Concursos que reconheçam pessoas individualmente podem não funcionar por acirrar a competitividade entre os profissionais e desagregar a equipe.

 

2. Afaste o medo do ambiente

 

Se você pensa em usar o medo de cortes para fazer sua equipe “render mais”, algo está muito errado na sua empresa. Colaboradores devem dar duro não por receio de perder o trabalho, mas por estarem no lugar certo (fit cargo-pessoa), motivados com suas funções e engajados com a cultura e o propósito da empresa. O medo nunca deve ser usado como arma para atingir resultados. Não funciona. Muito pelo contrário. O fantasma da demissão pode simplesmente paralisar o funcionário. Portanto, evite ficar falando o tempo todo de cortes.

 

3. Mantenha canais abertos de comunicação

 

Em momentos de crise, vale a pena intensificar a atenção aos canais internos de comunicação. Leia e releia várias vezes as informações para ter certeza de que nada gere ruído. Esteja atento aos rumores internos e mantenha-se informado sobre o que está acontecendo no mercado. Desta forma, além de passar segurança à equipe, é possível se preparar melhor para responder a eventuais dúvidas.

 

4. Garanta que os líderes estejam alinhados

 

Um dos fatores que mais geram insegurança nos colaboradores é ouvir mensagens diferentes - muitas vezes contraditórias - dos líderes da empresa. Quando isso acontece a impressão que se tem é que ou uma das partes está mentindo ou todos estão sem rumo. Conversar sobre as dúvidas das equipes e os dilemas da empresa é importante no dia a dia, mas essencial durante momentos de incerteza. Isso só reforça o clima de confiança necessário para sobreviver à tormenta. E quando os líderes julgarem que algo não deve ser dito, lembre-se que omitir ainda é melhor que mentir.

 

 

 

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Você tem outras ideias de como lidar com a insegurança da equipe em períodos de crise? Conte pra gente nos comentários.  

 

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