Como ter uma boa política salarial

Views:5644

Relatórios gerenciais são essenciais

Se você perguntar aos seus funcionários o que pensam sobre Plano de Cargos e Salários, é provável que a maioria concorde que se trata de algo vital para a manutenção das relações justas no trabalho. No entanto, sabemos que muitas empresas não chegam a formalizar este plano e raras são as capazes de avaliar, de forma objetiva, recorrente e rápida, se sua política salarial é benéfica para o negócio. Então, como garantir um cenário positivo na sua empresa? Listamos algumas ideias a seguir.

 

 

1. Tenha uma política salarial clara

Os cargos estão bem definidos? Os critérios de admissão, promoção e aumentos são claros? Os funcionários conhecem essas regras? Muitas vezes a política salarial da empresa não ultrapassa as paredes da diretoria. No entanto, é muito importante que cada pessoa entenda seu papel, suas responsabilidades e sua remuneração, ao mesmo tempo que enxergue suas possibilidades de crescimento dentro da empresa. Isso não apenas evita conflitos, como também engaja e motiva os funcionários.

 

 

2. Saiba quanto o mercado paga

Além do valor relativo do colaborador (desempenho, habilidades e competências), é essencial saber quanto, aos olhos do mercado, vale pagar por um profissional que exerce uma determinada função. O valor médio encontrado tende a indicar o ponto de equilíbrio ideal entre o investimento a ser feito e o retorno dele para os negócios. É preciso cautela antes de decidir bancar qualquer faixa salarial acima ou abaixo desse horizonte.

 

Veja mais

Vamos falar sobre salários?

Vai mesmo mandar os melhores embora?

 

3. Garanta a meritocracia

Quer funcionários satisfeitos e engajados? Faça cerco às "panelas super-assalariadas", ou seja, aqueles grupos que, por questões de afinidade com lideranças ou diretores - e nem sempre do ponto de vista de resultados -, tornam-se muito caros para os negócios. Estimule e pratique a meritocracia.

 

 

4. Elimine as desigualdades

Considerando cargos de mesma importância, sua empresa tende a pagar mais para os homens? Funcionários de outros estados recebem menos? A faixa etária determina o salário? Analise suas equipes e tenha a segurança de não estar colaborando, mesmo que inconscientemente, com desigualdades injustificáveis.

 

 

5. Use soluções completas

Para seguir os passos anteriores sem gerar mais trabalho, conte com um bom relatório de política salarial. O planoA - primeiro sistema gerencial de RH na nuvem do Brasil - permite a rápida e completa visão do perfil de remuneração de sua empresa e a análise dos efeitos de sua política salarial. Por meio dele, é possível ver em um único gráfico se os salários praticados estão alinhados à política da empresa, se suas equipes estão sendo remuneradas de acordo com o mercado e, em caso negativo, onde está a disparidade. Também se pode comparar salários por unidades de negócio, cargos, origem, idade, sexo, entre outros.  

 

 

 

relatorioCargosESalarios

 

 

 

 

Ainda não conhece bem a PlanoA e os relatórios que ela disponibiliza? Entãoentre em contato oumarque um test-drive.

E se tiver alguma história curiosa sobre políticas salariais, compartilhe com a gente nos comentários. Queremos conhecer as suas histórias!

 

 

Veja também

Colaboradores: conheça e valorize

Investindo em pessoas

 

 

 

 

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook