Atitudes que todo líder deve ter

Views:4826

Atitudes de lider flat

5 dicas para uma liderança capaz de conquistar grandes resultados

 

Especialistas que falam sobre grandes lideranças muitas vezes usam o termo "líder natural" para descrever aqueles que possuem uma capacidade intrínseca para guiar outras pessoas. O que muitos não mencionam, porém, é o quanto esses líderes foram ajudados de alguma forma ao longo do caminho, seja por meio de conselhos de mentores ou pela simples observação da atuação dos outros. Aqui, trazemos 5 dicas fundamentais para quem deseja ser, ou estimular, uma liderança positiva. Lembre-se: liderança tem a ver com atitudes, não com cargos.

 

 

1. Ouse e seja um exemplo

Um líder será capaz de inspirar se apostar alto e estabelecer metas ambiciosas (mas não impossíveis, claro). Desafie seu time, amplie seus limites e faça-os pensar sobre como podem realizar tarefas de forma diferente a fim de torná-las o mais eficiente possível. Ao final, os resultados alcançados serão o melhor fator motivacional de todos.

Adotar esta estratégia se torna mais fácil quando o próprio líder é um exemplo a ser seguido. Por isso, embora execute um papel diferente dos demais, o bom líder deve se comportar exatamente como gostaria que seus colaboradores o fizessem. Um bom exemplo neste caso é evitar o jogo de culpa, afinal, um líder deve se sentir responsável não apenas pelo sucesso, mas também pelo fracasso do seu time, e essa confiança é essencial para uma liderança sólida.

 

2. Envolva-se com a equipe

Ser líder significa ter poder de decisão sobre outros profissionais. Se uma liderança não puder contar com seu time ao seu lado, jamais será bem sucedida.

Conhecer os membros da equipe não apenas profissionalmente é uma ótima maneira de criar os laços necessários para o bom andamento dos trabalhos em grupo. Manter uma rotina de encontros individuais, para compartilhar soluções e preocupações, pode ajudar a diminuir qualquer distância existente entre as partes.

O bom líder é também bom observador e ouvinte. Amostras claras de empatia revelam uma capacidade para entender problemas e compreender diferentes pontos de vista. E, por essa razão, o líder não trata todos de uma única forma. Ele considera cada membro de sua equipe individualmente.

 

3. Aprenda e seja persistente

Sempre que possível, ou necessário, um líder deve aprender com seus sucessos e fracassos, assim como toda sua equipe. Esse aprendizado levará, inevitavelmente, à busca por soluções cada vez mais inovadoras e, consequentemente, maiores conquistas mais adiante.

Também é importante não fugir da verdade: se as coisas não estão dando certo, o líder deve ser o primeiro a agir, sem se deixar abater. Deve olhar para frente e seguir. Para tanto, cabe a ele certificar-se que, mesmo diante de algumas alterações, está seguro do caminho certo para alcançar as metas traçadas por si, mostrando tenacidade para superar obstáculos.

 

4. Tenha uma atitude positiva

Após decidir qual rumo deve ser tomado, e criar todos os meios necessários para atingir os objetivos traçados, é crucial que o líder mantenha uma atitude positiva, capaz de motivar seus subordinados sob qualquer circunstância.

As pessoas costumam confiar em líderes que apontam com convicção para direções nunca exploradas anteriormente. Um líder que mostre paixão e comprometimento de forma positiva, certamente vai ter a oportunidade de ver isso se refletir em sua equipe. Afinal, o sucesso de uma liderança não será medido apenas pela sua contribuição individual, mas pela capacidade de criar e manter um time comprometido e disposto a dar tudo de si.

 

5. Reconheça o esforço de todos

Um líder deve ser capaz de reconhecer o esforço de seus subordinados individualmente e como grupo, prática fundamental para manter o rumo de conquistas. A arte de do reconhecimento cria uma cultura de gratidão. E não é preciso esperar a chegada de grandes vitórias para elogiar os membros da equipe. Pequenas atitudes bastam para que palavras de incentivo sejam usadas na hora certa.

A chave, nesse caso, é se concentrar em pequenos resultados atingidos, não apenas no quadro macro de tarefas. Incentivar a equipe ajudará o líder a contar com as pessoas certas, nas funções certas e no momento certo.

 

E você? Quais são suas experiências com liderança? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

 

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário


Experimente já!

NOSSA CRENÇA

Acreditamos que o RH pode contribuir estrategicamente para melhorar os resultados da empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso eliminar a burocracia (automatizando a gestão da informação) e aumentar os esforços para garantir o encaixe perfeito entre os objetivos da empresa e as pessoas que devem executar o negócio. É aí que se encontra o papel estratégico do RH: identificar e desenvolver talentos, avaliando performance e construindo equipes competitivas e motivadas.

Em nosso blog

contato

Rua Estados Unidos, 242

01427-000 - São Paulo -Brasil

+55 11 3042 9919

contato@meuplanoa.com.br

planoA no LinkedIn

planoA no Facebook